RSS

Conheça mais o SharePoint Server 2010

09 jun

O Microsoft SharePoint Server 2010 (MOSS) é um servidor de gerenciamento, colaboração e conteúdo. Ele foi desenvolvido para fornecer ferramentas de produtividade para usuários que lidam com muitas informações. De forma prática, simples e organizada, a solução permite criar um sistema de trocas de informações com baixo custo de desenvolvimento técnico e de fácil utilização para os usuários finais.

O MOSS foi desenhado sobre uma plataforma de fácil entendimento para que qualquer usuário, mesmo sem conhecimentos aprofundados em tecnologia, consiga inserir, editar ou excluir textos, fotos, documentos, vídeos e outras informações de maneira simples. Assim, o processo de atualização fica bem mais ágil.

A solução é usada para facilitar a colaboração, fornecer recursos de gerenciamento de conteúdo, implementar processos empresariais e fornecer acesso à informações essenciais em relação aos objetivos e processos de uma organização.

O Microsoft Office SharePoint Server 2010 comporta todas as aplicações de intranet, extranet e web da empresa, dentro de uma única plataforma integrada, robusta e segura. O sistema possui seis pilares de sustentação que dão face à estrutura:

Colaboração
Portais
Pesquisa
Gerenciamento
Formulários
BI

O MOSS fornece uma plataforma para o compartilhamento de informações e colabora para os processos que envolvem pessoas. A fim de oferecer mais infraestrutura aos trabalhos em equipe, esta funcionalidade é integrada com outros produtos.

O SharePoint integra-se ao Microsoft Office Communicator Server e Microsoft Exchange, possibilitando a comunicação por e-mails, telefonia IP, videoconferência e mensagens instantâneas. Além disso, ele também interage ao Outlook, sincronizado as tarefas e calendários, contatos e documentos.

Por exemplo, você pode usar os calendários para se informar sobre os eventos que estão ocorrendo, ou, usar bibliotecas de documentos para armazenar documentos da equipe, divisão ou organização. Você também pode debater questões usando blogs, ou, capturar e reter informações em Wikis que são bases de dados de conhecimento gerenciadas pelo usuário.

Desta forma, o MOSS permite que sua empresa realize mais tarefas, pois facilita o compartilhamento de informações.

Portais Corporativos

O MOSS facilita a criação, manutenção de sites e portais para todas as áreas da empresa. Estes sites são estruturados hierarquicamente, podendo ter recursos colaborativos como fóruns, documentos compartilhados, versionamento de documentos, entre outros.

Esta funcionalidade possibilita a integração de diferentes aplicações corporativas, entrega de conteúdo customizado e personalizado para os diferentes usuários e controle de privacidade. A capacidade de integração com sistemas desenvolvidos em outras ferramentas garantem mais funcionalidade. O MOSS interage com os softwares do Office (Word, Excel, Power Point, entre outros) e o Outlook.

O mecanismo de compartilhamento de informações e a colaboração de documentos ajudam a aumentar a produtividade individual e em equipe, pois o ambiente é projetado para a implantação, administração e desenvolvimento de aplicativos fáceis e flexíveis.

À medida que os membros da equipe adicionam ou excluem documentos, listas, discussões e pesquisas, o MOSS é atualizado automaticamente. É possível, inclusive, criar alertas para que o sistema notifique as alterações.

Pesquisa Corporativa

Acessar o conteúdo disponível está cada vez mais fácil! O Office SharePoint Server possui um sistema de busca que permite aos usuários encontrarem, rapidamente, informações relevantes para o seu contexto de trabalho, sejam: documentos, comunidades, informações externas, notícias, especialistas e etc.

A solução garante também a segurança das informações, pois filtra os dados a serem exibidos para os usuários de acordo com as permissões. Por fim, o sistema é automaticamente atualizado quando alguma alteração é feita por um usuário, garantindo a precisão dos dados.

Gerenciamento de Conteúdo

O SharePoint permite uma melhor criação, organização e apresentação de conteúdos corporativos, como notícias, comunicados, normativos, circulares e etc. A solução possui mecanismos que viabilizam o controle de todo o ciclo de vida da informação: construção, fluxo de aprovação, validação, publicação, organização, apresentação e remoção utilizando ferramentas conhecidas como o Word. Além disso, possui integração com outros softwares como Access, Excel, PowerPoint e Word.

O gerenciador de conteúdo permite facilidade na troca de layout dos projetos web. Por fim, enquanto você edita as informações, a interface do SharePoint permite uma visualização simultânea de como vai ficar a página. Desta forma, evita-se surpresas e erros na publicação.

Formulários e Processos Comerciais

Com os formulários criados no SharePoint é possível otimizar os fluxos de trabalho, eliminando a necessidade de papel e facilitando a realização de tarefas administrativas e processuais.

O MOSS fornece modelos de fluxo de trabalho internos para automatizar os processos de aprovação, análise e arquivamento. É possível criar, manter e analisar fluxos de trabalho personalizados agilizando os processos de colaboração.

Business Intelligence

Esta funcionalidade possibilita a montagem de painéis de indicadores com gráficos e informações consolidadas. Os participantes do portal podem compartilhar planilhas de maneira organizada e eficaz, fazendo com que os gráficos sejam montados a partir das informações destas planilhas, mesmo que elas estejam na máquina do usuário. Assim sendo, o MOSS facilita o acesso e a análise de informações atualizadas a qualquer momento e em qualquer lugar.

Para finalizar, a solução permite filtrar conteúdos para que somente as mais relevantes sejam exibidas em uma determinada disposição. Isso tudo facilita a análise da situação e a aquisição das soluções.

Anúncios
 

Tags: ,

2 Respostas para “Conheça mais o SharePoint Server 2010

  1. Luis

    22/06/2012 at 10:16

    Bom dia. Ótimo artigo e preciso de uma informação, já que esta não me parece resolver o que preciso. Estou a procura de uma ferramenta onde eu possa pegar as informações do Excel e jogá-las em uma apresentação em PowerPoint. Parece simples, mas não são todas as tabelas do excel, são algumas células de várias sheets que tenho que passar para vários slides do PP, e ambas, excel e ppt, mudam a cada projeto.
    Desde já agradeço a informação.

     
  2. Almira

    02/07/2012 at 09:29

    this is a really interesting article. thanks.http://www.bobinasplasticas.net

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: