RSS

Conheça o So.cl a rede social da Microsoft

23 maio

O So.cl, um projeto experimental da Microsoft que combina rede social e busca para promover o aprendizado, agora está aceitando qualquer pessoa que estiver interessada em se juntar ao site. De forma discreta. Foi assim que a Microsoft colocou sua nova rede social no ar, a So.cl(pronuncia-se Social), na madrugada do último domingo.

So.cl

Lançado como uma parceria entre o FUSE Labs, da área de pesquisa da Microsoft, e escolas selecionadas, incluindo a Universidade de Washington, a Universidade de Syracuse e a Universidade de Nova York, o So.cl ainda é posicionado como um projeto de pesquisa que visa aprender mais sobre pesquisa social.

O que é possível afirmar é que a So.cl permite o acesso usando tanto uma conta do Facebook quanto da Windows Live.

Ao tentar acessar o serviço, uma mensagem informou que a rede social é uma plataforma de buscas abertas, e que todas as pesquisas feitas pelo usuário poderiam ser acessadas por outros clientes.

O vídeo de apresentação do produto acima, disponível no site, o define como uma “ferramenta de pesquisa para estudantes”. No exemplo, após realizar uma busca, o usuário compartilha o resultado em seu mural. Outra característica seria a criação de tópicos e fóruns para discussões.

Além disso, o serviço conta com um recurso para o compartilhamento de vídeos, chamado de Video Partys.

Integração com o Facebook

O serviço permite também ao usuário sincronizar suas ações na So.cl com o mural do Facebook. Dessa forma, os posts podem ser replicados.

Assim como os concorrentes Facebook e Google+, a So.cl também tem um mural principal para o compartilhamento de conteúdo. A diferença é que, para compartilhar um conteúdo externo nele, o usuário primeiro precisaria encontrá-lo no Bing por meio de uma busca.

É possível notar semelhanças e referências da interface da So.cl com a de outros produtos da Microsoft, como a do Xbox Live e o do Windows Phone.

De toda a forma, ainda que um pouco tardia, a chegada da So.cl significa uma nova tentativa da Microsoft de entrar no mercado das redes sociais, primordial para a criação de um ecossistema em torno de todos os produtos da empresa (Windows, Windows Phone, Xbox Live, Hotmail).

A companhia espera que os estudantes continuem usando as redes sociais atuais, como Facebook, Twitter e LinkedIn e sites de buscas como Bing e Google. O So.cl ajuda o usuário a achar e compartilhar páginas da web de interesse comum,  assim como os estudantes fazem quando trabalham juntos, de acordo com a Microsoft.

Além de proporcionar o compartilhamento de mídia – inclusive de vídeos em tempo real por meio de “video parties” -, o So.cl também ajuda os usuários a criar “postagens ricas”, fazendo montagens de conteúdo visual da web.

O So.cl usa o Bing para buscar dados via API (Interface de Programação de Aplicações, em inglês), mas não é um produto do Bing!

A menos que sejam marcados como privados, os resultados de busca, e quaisquer outros dados postados no So.cl, podem ser visualizados por outros usuários do site. Dados que foram postados como publicidade no So.cl estarão amplamente disponíveis para uso por outras entidades e pessoas. Os dados públicos permitem novos tipos de pesquisa e experimentação, um objetivo primário do So.cl, segundo a Microsoft.

Anúncios
 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: