RSS

Saiba como habilitar o BitLocker

16 out

Usuários comuns de computadores estão sempre procurando meios de se proteger contra ataques de vírus e hackers, imaginem as empresas. Todos os anos, milhões de reais são gastos por corporações na tentativa de impedir que seus dados sejam acessados por usuários não autorizados.

Pensando nisso, a Microsoft criou o BitLocker, uma ferramenta de segurança capaz de criptografar o disco rígido inteiro de uma só vez. Este recurso já é conhecido de alguns usuários, pois está presente também na versão Enterprise do sistema.

Para que o BitLocker funcione corretamente é preciso que outro mecanismo de segurança do Windows 7 esteja ativado. Trata-se do TPM, ou Trusted Platform Module, o qual é capaz de armazenar chaves criptográficas, que por sua vez protegem as informações contidas no disco.

Ativando o BitLocker.

Talvez seja preciso ativar o TPM por meio da chave de registro. Para isso, é preciso alterar as permissões de usuário do sistema, o qual pode ser feito pressionando as teclas Windows+R e digitando gpedit.msc.

O próximo passo é navegar pelas seguintes “Pastas”: Configuração do computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Criptografia de Unidade de Disco Bitlocker > Unidades do Sistema Operacional > Exigir autenticação adicional na inicialização > Habilitado.

Feito isto, agora é só acessar a tela de configuração do BitLocker e ativar esta ferramenta. Pode ser que haja demora para os dados serem criptografados quando o serviço for ativado, tudo depende do tamanho do disco e de como os dados estão armazenados.

Ativando este recurso, seus dados estarão bem mais protegidos e a chance de algum hacker  decifrá-los é muito menor. Uma excelente ferramenta para o meio corporativo, uma vez que garante a segurança de todo e qualquer documento presente no disco rígido do computador.

Digo isso pois usamos aqui na empresa!

Anúncios
 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: