RSS

Windows 8 vem ai!

21 maio

Tela inicial do Windows 8: otimizada para o toque
Durante a D9 Conference, foi demonstrada a próxima geração do Windows, internamente apelidada de “Windows 8”, pela primeira vez. Windows 8 é uma reinvenção do Windows, desde o processador até a interface de usuário. Um computador baseado no Windows 8 é, de fato, um novo tipo de dispositivo, seja ele equipado com uma pequena ou grande tela sensível ao toque, acompanhada ou não de teclado e mouse.

A demonstração que foi realizada revelou algumas das formas reiventadas da interface para que seja aplicada em uma nova geração de hardware centrado no toque. Ágil, fluída e dinâmica, a experiência se transformou, mas a força, flexibilidade, conectividade do Windows foram mantidas intactas.

Aqui seguem alguns poucos aspectos da nova interface:

· Inicialização rápida de aplicativos a partir de uma tela inicial baseada em blocos dinâmicos (também chamadas “tiles” ou “azulejos” na tradução livre), em substituição do menu Iniciar do Windows por uma visualização completa, escalável e personalizável das aplicações.

· Blocos dinâmicos com notificações, sempre mostrando informações atualizadas de seus aplicativos.

· Alternância fluída e natural entre os aplicativos ativos.

· Capacidade conveniente de fechamento e reajuste do tamanho do aplicativo para que se encaixe em toda a tela. Desta forma, você realmente pode explorar de forma multitarefa os recursos do Windows.

· Aplicativos desenvolvidos no padrão HTML5 e JavaScript totalmente integrados à internet e com acesso total aos recursos de hardware e software do PC.

· Navegação web prioriza comandos de toque com o respaldo do poder da aceleração de hardware do Internet Explorer 10.

Transição tranquila que ocorrerá entre os programas existentes para o Windows e os aplicativos para o Windows 8. Todas as capacidades do Windows continuam disponíveis para você, incluindo recursos como o Windows Explorer e a Área de Trabalho, assim como a compatibilidade com todos os PCs, softwares e periféricos baseados no Windows 7.

Embora a nova interface tenha sido desenvolvida e otimizada para comandos de toque, ela trabalha tão bem quanto com o uso de mouse e teclado. Nossa abordagem não se traduz em redução de recursos você pode usar qualquer tipo de dispositivo de sua preferência com os periféricos que escolher para rodar os aplicativos que mais gosta. É certo que isso deve inspirar uma nova geração de desenvolvimento de hardware e software, além de aprimorar a experiência dos usuários de PCs em todo o mundo.

Foi falado um pouco sobre como desenvolvedores vão criar aplicações para o novo sistema. Aplicativos para Windows 8 usam o poder do padrão HTML5, aproveitando os recursos nativos do Windows por meio dos padrões HTML e JavaScript para oferecer novos tipos de experiência de uso. Esses aplicativos novos são full-screen, otimizados para o toque e se integram facilmente com os recursos da nova interface de usuário do Windows. E há muito mais funções, ferramentas e detalhes sobre a plataforma do que foi demonstrado hoje.

Estamos muito animados para ver a nova geração de aplicativos que será gerada pela criatividade dos desenvolvedores ao trazermos uma nova plataforma e ferramentas inovadoras para eles. As aplicações do Windows 8 podem explorar uma ampla variedade de novas bibliotecas e controles criados para oferecerem interação fluída e conectividade inédita. Essas aplicações podem adicionar novas capacidades tanto no Windows quanto em outros aplicativos, conectando-os por meio da nova interface. Um exemplo: Foi apresentado como um desenvolvedor pode estender o controle de seleção de arquivos para habilitar a seleção do conteúdo a partir de seu próprio aplicativo, de outro aplicativo do Windows 8, de um sistema de arquivos ou rede local. E estamos apenas no início.

E tudo isso não se resume a apenas computadores com interface de toque. A nova experiência do Windows acabará por ser alimentada pelos desenvolvedores de dispositivos e programas espalhados pelo mundo todo – uma só experiência para uma enorme variedade de computadores pessoais. A interface de usuário e as novas aplicações poderão ser usadas com ou sem o uso de teclado e mouse em uma ampla gama de tamanhos de telas e densidade de pixels, de pequenos tablets a laptops, desktops, computadores tipo tudo-em-um e mesmo em displays do tamanho de quadros negros de salas de aula. Milhões de computadores vão rodar a interface de usuário do Windows. Essa diversidade de hardware é exclusiva do Windows e ponto central de como vemos a evolução do Windows.

O vídeo abaixo (em inglês) introduz uma pequena parcela dos elementos básicos da nova interface gráfica. Embora a gente tenha muito mais a revelar em nosso evento para desenvolvedores (que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro na cidade de Anaheim, Califórnia), estamos muito animados em compartilhar nosso progresso com vocês.

A demonstração confirmou os comunicados que fizemos no início do ano a respeito do Windows 8 rodar em processadores tipo SoC (System on a Chip), as inovações no código do nosso navegador e o aprimoramento significativo nos padrões de suporte do Internet Explorer 10.
O Windows 8 estende essas inovações e reinventa cada um dos níveis da arquitetura do Windows – o núcleo do sistema (kernel), armazenamento, conectividade em rede, dispositivos, interface gráfica – tudo isso construído sobre o mais diverso e rico ecossistema de software, periféricos e equipamentos.

Fonte: Windows Team Blog

Anúncios
 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: