RSS

Saiba mais alguns truques da barra de tarefas do Windows 7

19 maio

O sistema ficou mais leve e rápido, a interface ganhou melhorias, a barra de tarefas, uma repaginada cheia de atalhos que facilitam a vida. Esse é o Windows 7.

Mas, por mais que sites, revistas e especialistas tenham esmiuçado o sistema na época do lançamento, ainda hoje calha de, vez ou outra, descobrirmos novos truques no sistema.
Como
os que o MakeUseOf mostrou hoje.

Fechar janelas pela Miniatura

Para abrir uma nova instância de um programa que já está aberto pela barra de tarefas, existem duas formas: ou você segura a tecla Shift e dá um clique com o botão esquerdo do mouse, ou dá um simples clique com o botão central, da wheel (a “rodinha” do mouse).

Até aqui, nada surpreendente.
Você talvez não conhecesse, mas são dicas bem difundidas. O grande truque desconhecido é o caminho inverso, ou seja, como fechar janelas abertas com apenas um clique do mouse.

É simples. Pouse o cursor do mouse sobre ela e espere a miniatura (pré-visualização) saltar. Agora, coloque o cursor sobre a miniatura da janela e dê um clique com o botão central do mouse (o da “rodinha”). Pronto, janela fechada!

Feche janelas com o botão central do mouse.

Executar programas como administrador

A maioria dos programas que usamos é executada sem privilégios administrativos, ou seja, sem permissões para mexer e, potencialmente, “estragar” partes vitais do Windows.

Esse comportamento é padronizado para preservar o sistema. Não significa que programas são impedidos de rodarem com privilégios administrativos, apenas garantem que, na configuração padrão, eles só consigam esse direito com o consentimento do usuário.
Sim, você acertou: quando um programa requer para si esses direitos, a concordância se dá pelo UAC.

Alguns programas cuja única finalidade é mexer no sistema, como o CCleaner, só abrem dessa forma. Outros, pedem gentilmente que o usuário o feche e, em seguida, o reabra com privilégios administrativos, clicando no atalho com o botão direito e, no menu de contexto, indo em “Executar como administrador…”. Outros não dizem nada, o que nos deixa com a pulga atrás da orelha…

Grande novidade do dia: dá para abrir programas com privilégios administrativos sem precisar abrir o menu de contexto! Funciona na barra de tarefas, no menu Iniciar e, provavelmente, em outras áreas do Windows 7.

A mágica acontece simplesmente segurando as teclas Ctrl e Shift juntas e, em paralelo, com um clique simples com o botão esquerdo do mouse no programa desejado. O UAC pula e, após a concessão de direitos, o programa abre com poder para fazer acontecer no Windows.
Use com responsabilidade esse atalho!

Desabilitar o “Mostrar área de trabalho

Aquela lombada no canto direito da barra de tarefas passa batida por muita gente, mas ela não é um mero adereço estético. O botãozinho tem duas serventias.

A primeira é “limpar” a área de trabalho, ação tomada com um simples clique nele.
Por “limpar”, entenda ocultar todos os elementos que não sejam ícones e gadgets do espaço.
A combinação de teclas que surte esse mesmo efeito é Winkey + D.

Já a segunda serventia é tornar transparentes, temporariamente, todas as janelas que estejam sendo exibidas na área de trabalho. Para isso, basta pousar o cursor do mouse sobre aquele espaço.

Mostrar área de trabalho.

Tem quem não goste dessa segunda utilidade. Para esses, existe uma forma bem fácil de removê-la. Clique na lombada com o botão direito do mouse e desmarque a opção “Espiar área de trabalho”.

Desabilite o 'Espiar área de trabalho'.

Você conhece algum outro truque pouco conhecido do Windows 7?
Se sim, compartilhe-o nos comentários.

Gostaria de ter mais surpresas agradáveis como essas descritas no post!

Fonte: Winajuda

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: