RSS

Windows 7 é até cinco vezes mais seguro que XP

18 maio

Um relatório produzido pela Microsoft analisou ameaças, vulnerabilidades e outros fatores relacionados à segurança, bem como a incidência desses fatores em diversas versões do Windows.

Desse estudo, concluiu-se que, em determinados cenários, o Windows 7 chega a ser até cinco vezes mais seguro que o Windows XP.

A empresa utilizou o parâmetro de infecções reportadas a cada mil computadores.
O Windows 7 de 32 bits teve 3,8 infecções a cada mil; a versão de 64 bits sagrou-se a mais segura de todas, com apenas 2,5 infecções a cada mil PCs. Por outro lado, o Windows XP SP3 (32 bits) apresentou 15,9 infecções, enquanto o XP com o SP2, 19,3, índice mais alto da pesquisa.
Dessa diferença, a Microsoft extraiu a maior robustez do Windows 7 no tocante à segurança.

O Vista também consta na pesquisa. Embora tenha tido desempenho bem melhor que o do Windows XP, ele ainda teve o dobro de infecções se comparado ao Windows 7.

Ranking de infecções nas diversas versões do Windows.

Para quem ficou curioso sobre a discrepância entre as versões 32 e 64 bits do Windows 7, a Microsoft atribui a dois detalhes essa diferença. Primeiro, porque, atualmente, a maioria dos usuários de Windows 64 bits é formada por gente mais experiente, que não cai em golpes e/ou é infectado facilmente.
O outro detalhe é a exclusiva tecnologia
Kernel Patch Protection, que previne a alteração não autorizada do kernel do Windows.

Versões para servidores do Windows também foram analisadas. O Windows Server 2003, disponível nos sabores 32 e 64 bits, teve 5,8 infecções por mil computadores. Já a última versão do sistema, a Server 2008 R2, disponível apenas em 64 bits, teve 3,6 infecções.

O relatório completo está disponível aqui (PDF, 3,6 MB, em inglês). O Windows 7 SP1 não consta no estudo porque foi lançado em fevereiro de 2011 e o estudo abrange dados coletados entre os meses de julho e dezembro de 2010.

Fonte: Winajuda

Anúncios
 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: