RSS

ITIL: O que é, o que faz e como se preparar!

14 maio

ITIL

A busca pelas certificações nas mais diversas áreas da Tecnologia da Informação vem aumentando a cada ano. De acordo com o site APInfo o número de profissionais certificados saltou de 24% em 2004 para 34% em 2010. O interesse desses profissionais pelas certificações se justifica principalmente pelo retorno financeiro que elas podem proporcionar e pela realização profissional e pessoal que elas trazem.

Apesar das certificações técnicas serem de longe as preferidas pelos profissionais de TI, as certificações de gerência de serviços vêm ganhando espaço. Na locomotiva dessas certificações está a ITIL.

Desenvolvida há mais de 20 anos pelo governo britânico, a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) em sua terceira versão traz para o profissional e para as empresas de TI a gerência de serviços como um ativo no negócio. A TI na ITIL deixa de ser uma fonte de despesas e problemas e passa a ser um gerador de valor na corporação, alinhando-se ao negócio. Através dos seus 5 livros, ela fornece as melhores práticas para que os serviços oferecidos pela TI sejam bem planejados, executados, mantidos e acima de tudo, melhorados.

Ciclo de vida ITIL

Apesar da maioria das pequenas e médias empresas brasileiras não terem aberto os olhos para a gerência dos seus serviços de TI, a certificação ITIL é um diferencial para um profissional nos processos seletivos. Se o recrutador souber o que é a ITIL, saberá também que um profissional certificado neste framework terá uma visão diferenciada da TI, pois o treinamento que ele recebeu para ser aprovado no exame mostrou uma TI mais preocupada com o cliente e com os resultados no negócio.

Esse diferencial se torna pré-requisito quando a vaga que você almeja é de uma empresa de outsourcing que presta serviços para órgãos públicos, como Tribunais de Justiça.
Já recebi diversos e-mais de empresas de outsourcing oferecendo vagas para CCNAs, CCNPs e MCPs, mas pedindo a certificação ITIL.
Abaixo está o resultado de uma busca pelo termo “itil” no Catho, agência de empregos.

Normalmente quem possui a certificação ITIL Foundation, que é a certificação de entrada, não está apto a implantar os processos na organização. Entretanto, é de interesse da gerência de TI que os seus profissionais entendam os processos que serão implementados na empresa, de modo que, entendendo o por quê das coisas, eles possam se adaptar melhor e trabalhar em prol do sucesso da implantação.

Galgar degraus na escada de certificações ITIL além do nível Foundation só é interessante para os profissionais que desejam ocupar posições de gerência e governança ou para profissionais que atuam como consultores de processos. O próprio investimento necessário para ser um ITIL Expert já é proibitivo para a maioria dos profissionais, as vezes passando até da casa dos quatro zeros.

E o exame, a preparação, os preços… Me diz aí como é que é?

Quanto à prova, você tem uma hora para fazer as suas 40 questões que podem ser revisadas ao final da avaliação. Dessas 40 você deve acertar 26, que correspondem a 65% da prova.
Ao contrário de várias outras certificações, você não precisará renovar a sua ITIL daqui a alguns anos. Ela é vitalícia.

O exame custa US$150 e pode ser agendado tanto pela PROMETRIC quanto pela VUE. Entretanto, somente a PROMETRIC oferece o exame em português, que por sinal é muito bem traduzido. Não custa lembrar que a compra deve ser feita obrigatoriamente com um cartão de crédito internacional.

Certamente não tirei todas as dúvidas de vocês sobre a ITIL, mas tenho a certeza de que ajudei muitos a fazerem as suas escolhas e a entenderem o que é este framework.
Se eu tiver falado alguma coisa errada, por favor, me corrijam.

Para aqueles que têm dúvidas sobre o que vale mais a pena, ITIL ou Cobit, sugiro a leitura do post de um cara que eu sou fã, Átila Arruda.

Dúvidas? Use os comentários.

Fonte: IO Tecnologia

Anúncios
 

Tags: , ,

Uma resposta para “ITIL: O que é, o que faz e como se preparar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: