RSS

Serviços em nuvem da Microsoft completam um ano

20 abr

A Microsoft anuncia os resultados alcançados com o Windows Azure, plataforma de serviços na nuvem projetada para hospedar serviços e aplicações Web, e do BPOS Business Productivity Online Suíte, um conjunto de soluções de colaboração e mensagens na nuvem oferecido como serviço, ambos lançados no mercado brasileiro em abril de 2010.

O BPOS já foi adotado por mais de 1.000 empresas brasileiras e possui hoje mais de 100.000 usuários. Milhares de desenvolvedores e empresas já utilizaram a plataforma Windows Azure durante o primeiro ano de lançamento do produto.

A receptividade do mercado aos produtos foi surpreendente o que mostra o interesse de empresas de todos os tamanhos em adotarem soluções em nuvem”, destaca Eduardo Campos de Oliveira, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil. “Nossa experiência também mostrou que a estratégia de oferecer flexibilidade para o cliente corporativo, que pode escolher modelos híbridos, com a opção de manter parte dos dados nos servidores internos e com a hospedagem do restante na nuvem, também foi acertada. É o poder de escolha na mão do cliente”, afirma o executivo.

Windows Azure
O Windows Azure é uma plataforma de serviços de Computação em Nuvem que funciona nos Datacenters da Microsoft, para atender empresas que tem aplicações que precisam de elasticidade e flexibilidade. Desenvolvedores e empresas constroem suas aplicações e podem hospedá-las no Windows Azure. A Microsoft fica responsável pela disponibilidade da infraestrutura, permitindo que as empresas utilizem os recursos conforme a necessidade.

O Windows Azure traz um grande poder computacional para novas empresas e startups que podem iniciar seus negócios por um custo muito baixo e pagar somente por aquilo que utilizam”, afirma Antonio Moraes, gerente geral da Divisão de Servidores da Microsoft Brasil. “É possível desenvolver uma série de aplicações no Windows Azure, tanto para uso interno das empresas como para para serem ofertadas no mercado. O produto tem se tornado um importante acelerador de negócios para nossos parceiros. Hoje mais de 800 parceiros já estão capacitados no Windows Azure”, destaca o executivo.

Um exemplo de implementação de sucesso é da startup Zetcks, de Salvador, que ganhou o direito de vender ingressos para os shows do Rock in Rio e firmou uma parceria com a Microsoft para uso da tecnologia Windows Azure. O site de venda de ingressos para shows de artistas internacionais precisaram ganhar e diminuir escala de acordo com a procura por eventos, resultado obtido com o Windows Azure que disponibiliza mais servidores conforme a demanda. Até o momento, as vendas online para o Rock in Rio não apresentaram problemas. “Não importa mais o tamanho da minha organização. Ao utilizar a plataforma Windows Azure, você torna um custo que era fixo para uma empresa como a minha em custo totalmente variável de acordo com a demanda”, destaca Camilo Telles, fundador da Zetks.

BPOS
O BPOS é formado pelo Exchange Online, SharePoint Online, Office Communications Online e Live Meeting. Estes serviços na nuvem, que já são utilizados por milhares de companhias brasileiras nas versões on-premise e hospedada em parceiros, foram projetados para fornecer as empresas de todos os tamanhos comunicação com alta disponibilidade, segurança e gerenciamento simplificado de TI. Os clientes podem escolher a partir de uma gama de soluções do Microsoft Online Service, com a disponibilidade da suíte a partir de US$ 2 por usuário mês. O pagamento do serviço é cobrado de acordo com o número de usuários.

O BPOS permite que as empresas acessem seus e-mail, compartilhem documentos e participem de reuniões a partir de qualquer lugar e qualquer dispositivo. O produto traz vantagens para empresas de todos os tamanhos, mas principalmente para pequenas e médias empresas que agora podem utilizar as ferramentas de produtividade que antes eram acessíveis apenas às grandes organizações”, conclui Eduardo Campos de Oliveira.

A Gol Linhas Aéreas realizou a migração da plataforma de correio eletrônico de tripulantes, técnicos de manutenção, atendentes de call center e agentes aeroportuários para a solução de correio Exchange Online. A migração das caixas postais para a solução em nuvem permitiu a GOL operar em um modelo híbrido, pois os usuários administrativos continuam utilizando a solução Exchange on-premise enquanto os demais estão utilizando a solução de correio em nuvem do BPOS.

A GOL já nasceu preparada para utilizar o processamento na nuvem. As soluções adotadas neste modelo são decorrentes da estratégia de TI e na busca de sempre superar os tradicionais modelos de negócios e serviços”, destaca Marcos Caldas, diretor de TI da Gol Linhas Aéreas Inteligentes. “Com este formato teremos total flexibilidade e escalabilidade de uso, alinhadas aos patamares de crescimento da empresa. Outro benefício da solução está na vantagem de se reduzir o investimento em equipamentos de hardware. A empresa pode consumir os recursos de computação que precisa, sem tantos investimentos em infraestrutura que pode ser ocioso para certas categorias de colaboradores”, afirma o executivo.

Se curtiu o post comenta ae!

Fonte: MSDN

Abraços

Anúncios
 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: