RSS

Ajuda a distância com o suporte remoto do Windows 7

22 mar

De vez em quando precisamos dar uma ajudinha para nossos amigos em algumas configurações no computador, e fazer isso por telefone, ou esperar até que ele venha a sua casa ou você vá a casa dele pode demorar um pouco, então que tal ajuda-lo através da Internet acessando o computador remotamente e vendo a imagem do monitor dele em uma janela como se você estivesse na frente do PC dele?

Existem muitos meios para realizar essa tarefa, e muitas ferramentas das mais simples as mais sofisticadas para uso profissional estão disponíveis no mercado. Alguns utilizam o VNC, outros o TeamViewer e até mesmo a opção de acesso remoto do Windows Live Messenger.
Mas para que utilizar outra ferramenta se o próprio Windows disponibiliza uma para você.

Muitos talvez nem saibam, mas a opção “Ajuda e Suporte” do Windows 7 (o Windows Vista também tem esta opção) que esconde uma ferramenta de suporte remoto muito interessante e funcional.

Ajuda e Suporte

Para abrir a ferramenta clique em “mais opções de suporte”.

Mais opções de suporte

Em seguida clique em “Assistência remoto do Windows”.

Assistência Remota do Windows

A próxima janela mostrará duas opções, a primeira será para solicitar o suporte, a segunda será para ajudar alguém que solicitou a você ajuda via suporte remoto.

Opções de Ajuda

Em seguida, três opções serão apresentadas, aqui você vai decidir como enviar para o seu amigo as informações para que ele possa acessar o seu computador remotamente.

Você pode enviar um convite através de um arquivo em anexo pelo seu Webmail, pode utilizar um cliente de e-mail padrão do Windows que já irá anexar automaticamente o arquivo de convite, ou utilizar o sistema de “Conexão Fácil”, que gera uma senha aleatório de 12 dígitos que você deverá repassar para seu amigo. Veja a Figura com as opções de envio, e a Figura com a senha gerada pela opção “Conexão Fácil”.

Opções de Envio

12 Digitos Gerado

Após gerar a senha, seu computador irá aguardar a conexão do seu amigo. Agora a outra parte (seu amigo) deve fazer os procedimentos até a Figura 3, na Figura 4 ele deve escolher a segunda opção, que é “Ajudar alguém que convidou você”, a próxima tela terá duas opções, “Usar a conexão fácil” ou “Usar um arquivo de convite” . Ver Figura 7. No nosso caso a opção correta é a primeira, onde será solicitada a senha mostrada na Figura 6.

Usando a Conexão Fácil

Após esses procedimentos, o seu amigo já estará vendo a tela do seu computador, e só irá precisar solicitar o controle do computador. Para melhorar o desempenho, o Windows reduz a quantidade de cores do vídeo e retira o plano de fundo. No teste que eu realizei, a velocidade foi satisfatória. A ferramenta ainda conta com um sistema de chat simples.

No geral é uma boa opção para suporte remoto em sistemas Windows, essa opção evita que seja necessário instalar outras ferramentas. Mas eu ainda considero a ferramenta TeamViewer mais eficiente, tem um melhor desempenho e mais funcionalidades.

Abraços

Anúncios
 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: