RSS

Microsoft sugere sistema multiboot com inicialização rápida

14 mar

Uma patente da MS sugere um novo modo de inicialização para um sistema operacional, possivelmente uma futura versão do Windows. É ruim a questão da "patente de idéias de software" pois pode limitar muita coisa futura, incluindoaplicações parecidas com software livre, mas a praticidade poderá fazer a diferença no sistema das janelas.

Intitulada "Fast booting a computing device to a specialized experience" (link no USPTO) a patente descreve meios de inicialização através de uma camada extra, similar a um ambiente de virtualização ou hypervisor.

O sistema poderia inicializar uma aplicação específica em poucos segundos, enquanto que o sistema principal de uso geral é carregado em segundo plano. Ao terminar o carregamento dele a experiência do usuário poderia ser "unificada", virando tudo partedo mesmo ambiente. Com isso, ao ligar o computador seria possível escolher entre modos pré-programados como música, DVD, TV, internet, etc. Seria uma evolução dos sistemas "instant-on", com o diferencial de não precisar reiniciar para alternar para osistema completo.

 

Junto com algumas informações vazadas (possivelmente verdadeiras, mas sem confirmação oficial) essa tecnologia poderia ser parte do Windows "8", visto queuma das novidades comentadas para ele deve ser um sistema de inicialização rápida.

Tecnicamente seria parecido com um sistema de virtualização, onde a peça base seria o hypervisor, que gerenciaria todas as ações de entrada/saída e e a comunicação entre os vários sistemas operacionais – o de uso geral e pelo menos um dosespecíficos.

Como a próxima versão do Windows rodará em processadores ARM, esse sistema multiboot teria aplicações mais práticas ainda em dispositivos específicos,possivelmente com botões dedicados para inicializar modos especiais.

Coisas interessantes devem aparecer no mundo do Windows daqui pra frente.
É bom ver a Microsoft se mexendo nesse sentido, já que até o Windows 7 a essência do Windows continuou a mesma das gerações anteriores.

Gostou? Comenta ae!

Abraços

Anúncios
 
 

Tags: , ,

Uma resposta para “Microsoft sugere sistema multiboot com inicialização rápida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: