RSS

Microsoft lança plugin para Firefox

11 mar

Já que não vai usar o IE mesmo, use o Firefox no Windows 7, menos mal para a Microsoft.
É essa a impressão que dá com o
anúnciode um plugin da MS para que o Firefox possa lidar com o codec H264.

O plugin permite que o Firefox utilize recursos nativos do Window 7 para tocar conteúdo codificado em H264, usando as APIs do Windows Media Player. Queira ou não seria uma experiência boa para os usuários do Firefox, que de outra forma ficariam sem osconteúdos em questão.

Como muitos sabem, a Apple e Microsoft apóiam o H264 como codec padrão para o elemento <video> do HTML 5. Firefox e Opera ficam com o WebM, padrão aberto. O Chrome lida com os dois. Embora tarde, a Microsoft afirmou que aceitaria o WebM no IE caso ousuário instalasse o codec, apesar de não ter mostrado interesse em inclui-lo no IE nem no Windows.

Apesar do Opera não ser open source sua fabricante não vai muito com soluções proprietárias de terceiros, sem contar que o licenciamento do H264 não seria nada barato. Já para a Mozilla, que lidera o desenvolvimento do navegador comunitário, além dopreço entra a questão da liberdade.

O plugin já pode ser baixado. Com ele o Firefox fica apto a tocar vídeos com as tags do HTML tanto em WebM como em H264.

Ainda há alguns probleminhas técnicos que deverão ser corrigidos nas próximas versões.
Se as páginas chamarem ‘canPlayType‘ o Firefox não irátocar o conteúdo em H264 mesmo que o plugin esteja instalado. Além disso, os controles do vídeo são do Windows Media Player; no futuro deverão ser os nativos do Firefox ao lidar com HTML 5.

O que complica isso tudo é que o HTML 5 não está pronto, sendo adotado às pressas na forma de rascunhos – o que pode ser muito bom ou ruim, dependendo doponto de vista. O codec de vídeo oficial para a tag <video> do HTML 5 não foi definido, ficaria a cargo dos criadores de sites e produtores de navegadores. O WebM tem grandes chances de ser o padrão, mas também enfrenta fortes concorrentes quequerem o H264. Essa briga ainda vai dar o que falar.

Gostou? Comenta ai!

Abraços

Anúncios
 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: