RSS

Saiba como restaurar backup do Registro no Windows 7

20 fev

Todo e qualquer usuário de computadores ou dispositivos que trabalham com dados, devem saber que é de total importância um backup constante, pois a qualquer falha no sistema, este backup pode salvar sua pele.

Nós que utilizamos, trabalhamos, brincamos e namoramos (certo, namoramos eu exagerei) pelo computador, sabemos que este pode dar problema a qualquer momento, então recorremos ao santo milagreiro (Bing ou Google), para que possamos encontrar uma solução para nosso problema. Vários desses tutoriais que encontramos no Bing ou Google, trabalham diretamente no registro dos sistemas Microsoft, e se você não sabe, o registro pode fazer praticamente TUDO em seu computador, do melhor ao pior, seu sistema pode até mesmo deixar de funcionar.

A Microsoft afirma em vários momentos que "não garante que os problemas resultantes do uso incorreto do Editor do Registro possam ser solucionados". Mas o que significa isso?
No modo grosso de dizer: "Já era colega, formata sem backup que da certo!", isso que a companhia quis dizer com o recadinho.

Então, tenhamos todo cuidado na hora de trabalhar com o Editor de Registro do Windows.
Mas, mesmo com todo cuidado do mundo, pode ser que algum dia você instale um programa novo, altere uma chave do registro, ou faz qualquer coisa do tipo (até mesmo vírus no seu computador), que cause instabilidade ao sistema por alguma chave do Registro, então recorremos à nossa amiga "Restauração do Sistema", ou "Última configuração válida
".

Mas aí, um infeliz dia, seu amigo te diz alguma bobagem do tipo: "A restauração do sistema deixa o Windows Lento", e você cai na bobeira de desativar. Aí mora o perigo, agora você não terá nenhum ponto de restauração para reparar seu computador, mesmo ativando a restauração do sistema, então "FERROU"? Formato? Não se você tiver backup do editor do registro do Windows e se possível, backup do sistema completo.

E então, animou a continuar seguindo este tutorial?
Então vamos ver como fazer e restaurar um backup do registro do Windows 7;

Backup do Registro

É necessário fazer login como administrador para seguir estas instruções. Se houver alterações quando o usuário não tiver feito login como administrador, estas somente serão aplicadas à conta de usuário atualmente aberta.

Antes de fazer alterações em uma chave ou subchave do Registro, crie um backup do Registro. Especifique um local para salvar a cópia do backup, como uma pasta no disco rígido ou um dispositivo removível de armazenamento. Se você fizer alterações que queira desfazer, importe a cópia do backup.

Siga as instruções abaixo para fazer backup de todo o Registro do Windows.

1-
Clique em ”Iniciar” e digite “regedit” no campo Pesquisar. Clique em regedit com o botão direito do mouse e selecione a opção "Executar como Administrador".

Regedit

2- Próximo passo é clicar em "Computador" para apenas selecionar, depois clicar em "Arquivo" e por fim "Exportar". Depois disso escolha um local e um nome para seu novo backup do registro do Windows.

Exportando Registro do Windows

3- Pronto, Backup realizado!

Restaurando o Backup do registro do Windows 7

Bom, seria praticamente a mesma coisa, restaurar o backup do registro do Windows 7.
Mas, acontece que algumas chaves podem estar sendo utilizadas por programas do Windows que estiverem abertos no momento da restauração, então vamos fazer um pouco diferente do que estamos acostumados.

1- Reinicie seu computador, e fique pressionando a tecla "F8" do seu teclado até que apareça as opções de inicialização do sistema.
Note que algumas placas mãe, utilizam a tecla F8 para mostrar o sistema de inicialização (Boot)
mas não é isso que queremos, então uma dica é que deve existir uma opção chamada "Modo Seguro" ou "Modo de Segurança", caso contrario pressione "ESC" e continue pressionando a tecla "F8";

2- Estando em modo de segurança, siga o passo de número 1 do subtítulo anterior (Backup do registro).

3- Dentro do editor de Registro do Windows, clique em “Arquivo” e em seguida, "Importar".

Importando Registro do Windows

4- Agora escolha o arquivo de backup que você criou anteriormente.

Backup.reg

5- E aguarde terminar;

Importando o Registro...

Pode ser que apareça uma mensagem de erro como a imagem abaixo mostra:

Erro do Registro

Isso porque mesmo estando em modo seguro, o sistema ainda utiliza algumas chaves do Registro para estar funcionando perfeitamente, mas esteja seguro que apenas algumas chaves não foram restaurados, o resto foi normalmente!

E ai gostou? Comenta ae!

Abraços

Fabio Oliveira
Influenciador Microsoft
Entusiasta do
Office.com
Fundador e Líder do Grupo MSInfraES
Moderador dos Fóruns Microsoft ( MSDN, Technet e Office )
Colunista dos Blogs (
WinBrasil e Profissionais TI )

Anúncios
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: