RSS

Office for Mac 2011

19 fev

Office para MAC

O Office for Mac 2011 traz mais funções e maior compatibilidade com o Office para Windows.

Quase três anos após a última versão, a Microsoft libera para o mercado o Office for Mac 2011. A suíte traz novidades fortes e compõe-se dos três aplicativos tradicionais (Word, Excel e PowerPoint), mais o Outlook, que substitui o cliente de e-mail Entourage, integrante do pacote desde a versão 2001. O Outlook para Mac chega com a promessa de melhor integração com o servidor Exchange e com o Office para Windows.

Outra novidade bem-vinda é o retorno da linguagem de macros Visual Basic, que não fora incorporada à versão 2008. O Office for Mac é apresentado em duas edições: Home & Business, que traz Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Messenger; e Home & Student, que não inclui o Outlook. No Brasil, os aplicativos estão disponíveis a partir deste mês e custam 599 reais (edição Business) e 199 reais (Student). 

Assim como as versões anteriores, o Office for Mac 2011 tem menus e mensagens em inglês. Mas, ao escrever, o usuário brasileiro conta com a ajuda de um corretor ortográfico em português, pré ou pós-acordo ortográfico.

Em relação ao ciclo de desenvolvimento, o Office for Mac 2011 corresponde ao seu primo Office 2010 para Windows. A suíte para Mac adapta as guias e a faixa de opções para o Mac OS. Na versão para Windows, sumiram os menus tradicionais. No Mac, isso não pode ser feito, uma vez que os menus dos programas se integram à própria barra de menus do sistema, no alto da tela. A ideia das guias e faixas de opções é deixar à mão os comandos mais usados. Além disso, dinâmicas, as faixas apresentam diferentes ferramentas (de texto, imagem, tabela, gráfico etc.) conforme a operação ativa.

Assim como no Windows, a faixa de opções não precisa permanecer à vista o tempo inteiro.
Há um pequeno botão, na extremidade esquerda da linha de guias, que exibe ou oculta a faixa. Acima das guias, cada janela de documento traz ainda uma barra de ferramentas com funções antes encontradas nas barras Padrão e Formatação.

Embora certamente a maioria dos usuários nunca faça uso de macros, o retorno do Visual Basic for Applications (VBA) ao Office for Mac é muito bem-vindo.

A Microsoft diz que a compatibilidade das macros de uma plataforma para outra foi aperfeiçoada nesta versão. Mas, naturalmente, aplicações que envolvem recursos específicos do Windows não funcionam no Macintosh. Destacam-se ainda os recursos de colaboração (versão Business).

Os programas suportam a edição simultânea por múltiplos usuários, com a ajuda do servidor corporativo SharePoint ou do compartilhamento na nuvem via SkyDrive.

Em relação aos aplicativos, o Word para Mac fica no mesmo nível da versão 2010, inclusive os dois produtos são agora bem mais próximos em funções e aparência. O Excel 2011 dá um significativo salto em relação ao 2008. Recursos que estrearam no Office 2010, como os minigráficos embutidos nas células, estão disponíveis nesta versão para Mac. Também o PowerPoint traz um bom punhado de novidades em relação à versão anterior e fica no mesmo nível da versão para Windows. No entanto,não tem, como o Outlook 2010, uma linha de tempo gráfica para as animações.

O Outlook constitui um caso à parte. A versão 2011 para Mac é uma nova aplicação de e-mail, agenda e contatos, não um upgrade do antecessor, o Entourage. O Outlook funciona conectado a um servidor corporativo Exchange ou ligado a contas POP ou IMAP. Dos quatro aplicativos do pacote é o único que não dá suporte a macros em VBA.

E ai gostou? Comenta ae!

Abraços

Fabio Oliveira
Influenciador Microsoft
Entusiasta do
Office.com
Fundador e Líder do Grupo MSInfraES
Moderador dos Fóruns Microsoft ( MSDN, Technet e Office )
Colunista dos Blogs (
WinBrasil e Profissionais TI )

Anúncios
 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: