RSS

Finalize os processos por linha de comando no Windows 7

13 fev

Talvez você ainda não saiba, mas isso está sempre ao seu lado quando se trata de computadores com o sistema operacional Windows. Toda vez que você iniciar um programa (qualquer programa), um processo (dependendo do programa, vários), é iniciado no sistema.

Estes processos tratam de várias funções do programa em questão, como por exemplo, sistema de busca, banco de dados, conexão com a rede, entre outras.
Sabendo disso, você pode analisar quais processos ocupam mais memória ou processador no seu
computador
, para fazer isso basta pressionar simultaneamente as teclas "Ctrl + Shit + ESC" ou "Ctrl + Alt + DEL" para abrir o gerenciador de tarefas do sistema, assim você pode verificar na aba "Processos", quais deles estão deixando o seu computador lento, ou coisa parecida.

Você também poderá finalizar processos utilizando o Gerenciador de Tarefas do sistema, escolha o processo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção "Finalizar processo".

Outro ponto importante, é que, caso você tenha alguma necessidade em terminar processos do sistema por linha de comando, também é possível utilizando o comando taskkill, vamos verificar como podemos fazer isso abaixo.

Modo de utilização do processo taskkill

A sintax do comando é a seguinte:

TASKKILL [/S sistema [/U usuário [/P [senha]]]]
{ [/FI filtro] [/PID processid | /IM imagename] } [/T] [/F]

Exemplos:

TASKKILL /IM notepad.exe
TASKKILL /PID 1230 /PID 1241 /PID 1253 /T
TASKKILL /F /IM cmd.exe /T
TASKKILL /F /FI "PID ge 1000" /FI "WINDOWTITLE ne untitle*"
TASKKILL /F /FI "USERNAME eq NT AUTHORITY\SYSTEM" /IM notepad.exe
TASKKILL /S sistema /U domínio\usuário /FI "USERNAME ne NT*" /IM *
TASKKILL /S sistema /U usuário /P senha /FI "IMAGENAME eq note*"

Mas mantenha a calma, não vamos utilizar nem a metade dos atributos da sintax, basicamente vamos utilizar apenas duas formas, ou forçando o processo a ser finalizado, ou finalizando naturalmente. Vejamos:

Forçando Processos

Normalmente, quando finalizamos um processo deste modo, ele provavelmente deve estar travado, ou com problemas na finalização normal (é meio óbvio, pois todos os programas tem um botão "Fechar"), então, pode ser que o sistema não finalize o processo sem ser do modo forçado, então utilizamos o /f na sintax do aplicativo, vamos testar finalizando o processo do Firefox.

taskkill /f /im firefox.exe

Deste modo, finalizamos o firefox, para finalizar qualquer outro processo, você deve saber o nome do processo em questão, então utilize o Gerenciador de Tarefas (já descrito anteriormente) para descobrir seu nome, exemplo para finalizar o "Internet Explorer".

taskkill /f /im iexplore.exe

Estes comandos devem ser digitando em um "Prompt" (óbvio), para abrir o prompt de comando no Windows 7, basta digitar “cmd” na caixa de pesquisas do menu iniciar, depois disso pressione "Enter".

Finalizando processos sem forçar (Recomendado)

Bom, este é o modo mais simples de finalização de processos por linha de comando no Windows, bem parecido com o modo anterior, só que sem o /f, veja os exemplos anteriores no modo simples:

taskkill /im firefox.exe
taskkill /im iexplore.exe

Depois de digitar estes comandos no Prompt, pressione a tecla Enter do seu teclado e pronto, simples assim!

Espero que tenha gostado da dica

Comenta ae, deixe seu recado!

Abraços

 

Tags: , , , ,

16 Respostas para “Finalize os processos por linha de comando no Windows 7

  1. Simon Viegas

    25/04/2011 at 16:34

    Estava pesquisando sobre o VNC e acabei encontrando essa matéria. De qualquer forma foi útil também… 🙂

    Só uma pequena retificação: o comando correto para abrir o “Gerenciador de Tarefas do Windows” seria “Ctrl + Shit + Esc” e não “Ctrl + Shit + Del”.

    Abraços

     
  2. igor

    12/12/2011 at 00:43

    Oi eu estava pesquisando na net uma forma de resolver o meu problema com o taskkill e encontrei o seu post.
    Eu usei o comando taskkill/im para finalizar um processo, mas agora eu quero que o processo volte a funcionar e infelizmente eu não sei como, você conhece uma maneira de habilitar o imagename de um processo? ou alguma forma de me ajudar? ja que foi com ele que eu finalizei o processo. vlw.

     
    • Blogando Microsoft

      12/12/2011 at 15:13

      Olá Igor!

      Como? Bom, é muito simples, basta seguir os passos abaixo e pronto:

      1- Pressione as teclas “Windows” + “R” do seu teclado para abrir o comando “Executar” do Windows 7, você também pode ativar o comando no seu menu iniciar se achar mais confortável;

      2- Digite “services.msc” dentro do console do comando “Executar” e pressione a tecla “Enter” do seu teclado;

      3- Isso vai fazer com que o sistema abra a tela de serviços presentes no sistema, estes podem ser habilitador/ativados ou desabilitados/desativados;

      4- Escolha o serviço que deseja Ativar e dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre o mesmo, isso faz com que uma nova janela apareça na tela do seu monitor, nela, clique em “Iniciar” e procure por “Tipo de inicialização“, no menu suspenso, escolha “Automático”, clique em “Aplicar” e depois em “OK“;

      Pronto, viu como é fácil ativar e desativar serviços no Windows 7!

       
  3. igor

    13/12/2011 at 12:16

    oi
    eu tentei fazer todos os passos que você me indicou, mas eu tive problemas para encontrar oque eu estava querendo, tentei “exportar uma lista” na tela “serviços” mas ele não reconhece o formato que esta diferente.. vou tentar explicar melhor oque esta acontecendo:
    meu windows é vista 32 bits, eu andei vendo aqui e eu tenho a possibilidade de restaurar o sistema se for necessario, na verdade esse “processo” que eu disse para você que eu usei o ”taskkill” é um programa, e eu posso ver esse programa no “system32” mas ele tem o tamanho 0kb, li todos os “serviços” que estavam desativados no “tipo de inicialização” habilitei automatico neles, alguns eu consegui iniciar e outros não.. eu tentei apos habilitar esses processos iniciar o ‘programa” mas os serviços que iniciaram não fizeram esse programa funcionar.
    OBs: realmente eu acho que a solução esta nessa janela “serviços” mas devido a falta do nome especifico do “programa” eu não tive sucesso.

     
    • Blogando Microsoft

      14/12/2011 at 17:49

      Ola Igor,

      Boa tarde

      Por acaso esse programa é do Windows ou é de instalação sua mesmo? Ele iniciava junto com o Windows?
      Se for do Windows você pode colocar o DVD de instalação e pedir para “Reparar o Windows” que esse arquivo com certeza voltará.

      Caso não seja do Windows teria que saber o nome dele.
      Você pode controlar os seus arquivos que iniciam junto como Windows apenas dando “CTRL+DEL” ir em “Gerenciador de Tarefas” e depois na aba “Serviços” veja se acha o seu programa lá que possa estar desativado.

      Espero ter ajudado!

      abraços

       
  4. igor

    14/12/2011 at 20:48

    boa noite
    o nome do programa é Xtrap, na verdade ele é um protetor contra hackers, o seu objetivo é impedir que pessoas modifiquem um jogo, ele é um programa de segurança, que roda junto a um jogo e infelizmente eu dei um taskkill nele, ele só abre quando o tal jogo roda, com essa desativação o jogo não pega mais. Eu não consigo ver o arquivo Xtrap no diretorio do jogo, antes de eu usar o taskkill o arquivo xtrap existia no diretorio, e agora nem aparece.
    OBS:pelo que eu entendi do seu e de outros posts por ai, eu deletei a “imagename” do xtrap.

    obrigado.

     
  5. igor

    14/12/2011 at 20:57

    Olá

    Como eu ja havia dito eu tambem tenho a possibilidade de “restaurar o sistema”, não acredito muito que restaurando irá resolver esse problema com o xtrap, o nome do programa, só complementando, é Xtrap.xt.

    Obrigado

     
  6. igor

    28/12/2011 at 20:30

    Olá fabio..

    gostaria de saber se você achou a solução desse problema do xtrap

    obrigado pela ajuda e um prospero ano novo pra vc.

     
    • Blogando Microsoft

      06/01/2012 at 15:14

      Ola Igor

      Achei sim uma solução para o seu problema
      Quando você deu o taskkill o arquivo xtrap automaticamente parou de iniciar juntamente com o jogo assim o arquivo .txt dele foi apagado pois era gerado junto com o jogo!
      Você terá que instalar o jogo e o xtrap novamente! Um amigo meu fez isso e resolveu o problema!

      Tenta e ver o que acontece!

      Abraços

       
  7. igor

    06/01/2012 at 21:50

    Olá Fabio,
    Eu entrei em contato com um moderador do jogo, ele me disse para baixar a versão mais recente do jogo e instalar em outra partição, eu fiz tudo isso mas não deu certo, o instalador mais recente do jogo eu tenho mas o xtrap eu ja procurei e até achei alguns que vem em um formato .DLL e eu não sei o que é pra fazer com esses arquivos, e eu não encontrei na net o instalador do xtrap, tentei substitur alguns arquivos do system32 (com backup) realacionadas com xtrap e não adiantou.
    o arquivo .txt que sumiu foi um arquivo chamado: dxdiag.tx … o moderador pediu para que eu enviasse o arquivo mas ele não existe mais.

    Abraços

     
  8. igor

    15/01/2012 at 20:56

    Olá Fabio,

    Vim agradecer sua ajuda e dizer que eu ja consegui resolver o problema, por incrivel que pareça o a solução era apenas fechar dois arquivos de proteção contra malwaves e baixar um arquivo para o diretorio.

    Muito obigado

     
    • Blogando Microsoft

      17/01/2012 at 18:18

      Prezado Igor,

      Que bom amigo que seu problema foi resolvido e obrigado por voltar aqui e me dar uma notícias boa dessas!
      Sucesso ai, precisando pode contar sempre comigo!

      Abraços

       
  9. Tom

    17/01/2012 at 00:15

    Tenho um problema: Como faço para desativar a conexão com a internet usando o taskkill?
    é o seguinte: tenho um game que trava enquanto conectado, então sempre q vou jogar tenho q desativar a “conexão local”. Pensei em fazer um arquivo.bat que faça a sequencia:
    – desativar conexão;
    – abrir o jogo;
    – quando fechar o jogo: ativar conexão.
    Tem jeito de fazer isso? Qual processo do windows 7 tenho q derrubar?
    Abraço!!

     
    • Blogando Microsoft

      17/01/2012 at 19:31

      Prezado Tom

      Amigo o que você pode fazer é o seguinte:
      Abra o Bloco de Notas digitando notepad no meu Executar do seu Windows.
      Copie os comando abaixo que estou te passando! Aqui no meu caso estou iniciando o programa da pasta aonde ele se encontra.
      Salve com o nome que desejar mas com a extensão .BAT para ser um arquivo executável pelo dos.

      @echo off
      netsh int set interface “Local Area Connection 2” disabled – Desabilitando a conexão de rede, ande esta Local Area Connection 2 coloque o nome da sua rede!
      start c:\Level up! Games\Combat Arms\CombatArms.exe – use o caminho onde se encontra o seu jogo até chegar ao executável.
      pause
      tasklist – Então você tera a listagem de todos os processos em execução na sua máquina na primeira coluna o nome do processo, na segunda o PID (números).
      Agora você precisa identificar qual o PID do jogo que você deseja finalizar.
      tskill PID onde PID é o número do processo…
      Por exemplo> tskill 1098
      netsh int set interface “Local Area Connection 2” enabled – Habilitando a conexão de rede, ande esta Local Area Connection 2 coloque o nome da sua rede!

      Para parar a rede e iniciar o seu game é fácil por linha de comando, mas para fechar o jogo em si não tem como saber por isso teria que se fazer 2 bats.
      Um para iniciar e outro para fechar.

      Te passei os macetes agora é contigo amigo!
      Espero que de tudo certo ai!

      Abraços

       
  10. Tom

    17/01/2012 at 20:45

    Não deu certo, fiz como vc mandou e meu arquivo .bat ficou assim:

    @echo off
    netsh int set interface “Conexão local” disabled
    start D:\JOGOS\Ubisoft\Assassin’s Creed\AssassinsCreed.exe
    pause
    tasklist

    e aparece a seguinte msg no DOS:

    local disabled não é um valor aceitável para admin.
    Parâmetro incorreto.

    O que eu fiz de errado???
    Mais uma vez agradeço a atenção.
    Grande abraço!

     

Deixe um comentário

 
