RSS

Crie, configure e aperfeiçoe sua rede no Windows 7

24 jan

Entre outras vantagens, o Windows 7 trouxe segurança para navegação na internet sem exigir que um técnico configure a rede local. Porém, tanta facilidade pode expor seu computador de maneira não segura se você não souber como proceder.

É importante conhecer qual o nível de segurança que cada local de rede define, que você aprenda a configurar um Grupo Doméstico e que utilize tudo o que o Windows 7 oferece a seu favor. Este artigo vai acompanhá-lo desde seus primeiros passos na criação de uma rede local até dicas elaboradas.

Locais de rede

Por padrão, ao reconhecer um novo ambiente de rede, o Windows 7 sugere que o usuário atribua parâmetros para a rede. Isso é essencial para que o sistema defina as configurações de firewall mais adequadas, controle a ação de programas pela rede e impeça que seu computador fique exposto. São eles:

Locais de Rede: Doméstica, Corporativa e Pública

Casa”: caso todos os computadores e dispositivos conectados à rede sejam confiáveis, esta é a melhor opção. Permite que todos os computadores ingressados enxerguem mutuamente todos os dispositivos conectados através da ferramenta “Descoberta de rede”. Também possui suporte para o compartilhamento de arquivos e conteúdos multimídia através da criação de um Grupo Doméstico.

Trabalho”: assim como a opção “Casa”, permite que todos os computadores e dispositivos se enxerguem mutuamente através da “Descoberta de rede”. Para prevenir a privacidade dos computadores em pequenos ambientes escritórios, o ambiente de trabalho impede a criação e o ingresso a Grupos Domésticos.

Público”: a melhor opção para cybercafés, aeroportos e outros locais de acesso público à internet. Caso seu computador esteja diretamente conectado à web (sem um roteador), esta também é a opção mais aconselhável. A “Descoberta de rede” é desabilitada, fazendo com que seu computador permaneça invisível perante a rede e que também não enxergue os demais dispositivos. Essa também é a opção mais rigorosa para o controle de softwares que são executados a partir da rede em seu computador.

Rede Pública

Além de defini-los no momento em que uma nova rede é encontrada, o Windows permite que os usuários alterem as configurações da rede atual através da opção “Exibir o status e as tarefas da rede”, dentro do Painel de controle.

Grupo Doméstico

O Grupo Doméstico é uma solução criada pelo Windows 7 para facilitar o compartilhamento de dados entre computadores definidos com o local de rede “Casa”. O recurso permite que novos dispositivos sejam adicionados à rede em menos de um minuto e permite a interação completa entre os membros. Para sua segurança, o ambiente é protegido por senha e impede o acesso de usuários não autorizados.

Grupo Doméstico

Para criar um novo Grupo Doméstico, selecione a opção de mesmo nome dentro do Painel de controle. Nela, clique em “Ingressar agora” e selecione os conteúdos que deseja compartilhar na rede (documentos, imagens, músicas…). Finalmente, atribua uma senha para o grupo que você acaba de criar. Vale lembrar que computadores com Windows 7 versão Starter podem apenas se juntar a um Grupo Doméstico e não podem criá-los.

Caso algum computador na mesma rede já tenha criado um Grupo Doméstico, a mesma opção acima encaminha você para o ingresso no grupo. O processo se difere apenas no final, quando o usuário insere a mesma senha utilizada na criação do grupo. Caso não se recorde dela, a mesma pode ser recuperada em “Exibir ou imprimir a senha de acesso ao Grupo Doméstico” dentro das opções de Grupo Doméstico no Painel de controle.

Compartilhe pastas na rede

Além das pastas de documentos criadas por padrão pelo Grupo doméstico, o usuário pode definir qualquer pasta dos computadores ingressados como local de comum acesso. Para tal, clique com o botão direito sobre a pasta ou o disco que deseja compartilhar e escolha Propriedades.

Compartilhe pastas na rede

Dentro da aba Compartilhamento, clique na opção Compartilhamento avançado. Dentro desta, marque a alternativa Compartilhar pasta. Na caixa “Permissões”, você atribui o que os demais computadores poderão fazer na pasta: leitura, alteração ou controle total.

Mapeamento de Rede

Para acessar a pasta compartilhada a partir de outro computador, o usuário deve abrir o Explorer e clicar na opção “Mapear unidade de rede”. Agora basta apontar para o local na rede onde a pasta se encontra e deixar a opção “Reconectar-se durante o logon” marcada para que a pasta permaneça visível para o usuário.

Previna alterações

Vale lembrar que a rede deixa de funcionar corretamente caso algum usuário altere suas configurações. Caso você divida o computador com outras pessoas, é importante impedir que seu computador altere seu nome e seu local da rede. Já se você preza pela segurança de acesso, você também pode impedir que os usuários acessem outros locais de rede.

Edito de Diretiva de Grupo Local

Para tal, acesse o Editor de Diretiva de Grupo Local, digitando o termo “gpedit.msc” no Menu iniciar do computador. Vale lembrar que tal ferramenta não está disponível nas versões Home e Starter do Windows 7.

A seguir, entre em Configurações do computador, então em Configurações do Windows e finalmente em Diretivas do gerenciador de listas de redes. Ao lado direito da janela, dê um duplo clique na opção “Todas as redes”.

Permissões de Rede Local

Inibindo os demais usuários de alterar o Nome da rede e o Ícone da rede, você previne que os demais usuários alterem o nome e do ícone do computador perante a rede. Já se você impedir que os usuários alterem o local da rede, uma mensagem de erro vai aparecer na tela sempre que você tentar se conectar a outro local.

Configure uma impressora padrão para cada rede

Já se você utiliza seu notebook com Windows 7 em mais de um ambiente de rede e conta com uma impressora diferente em cada local, o sistema permite que você configure um dispositivo padrão para cada ambiente. Dentro do Painel de controle, entre em Exibir impressoras e dispositivos. Clique uma vez sobre alguma das impressoras e então, na barra de tarefas superior, entre em Gerenciar impressoras padrão.

Gerenciar impressoras padrão

Com essas dicas você já poderá fazer bom uso dos recursos de rede do Windows 7.
Se você quiser saber mais sobre algum dos tópicos acima ou deseja sugerir novos tópicos, não deixe de me enviar sua opinião.

Gostou ne? Até a próxima!

Abraços

Fabio dos Santos Oliveira
Líder dos Grupos MSInfraES e InfraBrasil
Moderador dos Fóruns Microsoft ( MSDN, Technet e Office.com )
Colunista dos Blogs ( WinBrasil e Profissionais TI )

Anúncios
 
22 Comentários

Publicado por em 24/01/2011 em Tutorial, Windows 7

 

Tags: , , , , , ,

22 Respostas para “Crie, configure e aperfeiçoe sua rede no Windows 7

  1. Polaco

    26/02/2011 at 23:22

    cara eu tava querendo definir sem senha para domestico e trabalho e publico com senha mas qdo muda a configuração em um a mesma configuração da senha fica igual na outra!!!!!!

     
  2. bruno

    02/06/2011 at 10:04

    Bom dia ! gostei muito parabens! continue sempre assim SUCESSO se depender de mim sempre vai ter abração amigo…fica com DEUS !

     
    • Blogando Microsoft

      27/07/2011 at 14:56

      Prezado Bruno

      Fico feliz em saber que gosta do blog!
      Faço com humildade os post’s para nós mesmo que usamos as diversas ferramentas no dia a dia!

      Espero poder ter ajudo em algo!

      Abraços

      Blogando Microsoft

       
  3. RAIMUNDO NONATO MARQUES

    13/09/2011 at 11:01

    Lendo o seu blog, que achei muito completo, infelizmente não resolveu o meu problema:
    Não consigo ingressar em grupo domestico criado no meu desktop com senha. Recebo uma mensagem de erro. Detalhe: uso o win 7 basic no meu note e o home premium no desktop. Não sei mais o que fazer, v. pode me ajudar?

     
    • Blogando Microsoft

      13/09/2011 at 18:32

      Prezado Raimundo,

      Poderão existir vários motivos pelos quais você talvez não consiga ingressar em um grupo doméstico.
      Como não sei o erro que aparece em seu computador segua abaixo uma séria de resoluções para o seu problema!

      Primeiro, tente executar um assistente chamado FixIt para diagnosticar e corrigir problemas comuns ao ingressar em um grupo doméstico.

      Clique para executar um assistente HomeGroup Fix It

      Na caixa de diálogo Download de arquivo, clique em Executar e siga as instruções do assistente.

      Se a execução do assistente Fix It não resolver o problema, faça o seguinte:

      Pode não haver um grupo doméstico disponível em sua rede – clique aqui e saiba como criar um Criar um grupo doméstico.
      Você pode também não estar conectado à rede em que está o grupo doméstico, para conectar-se à rede, siga estas instruções abaixo:

      Clique no ícone de rede ou na área de notificação da sua barra de tarefas.
      Clique na rede à qual você deseja se conectar e clique em Conectar. Você pode ter que inserir uma chave de segurança de rede.
      Depois de se conectar à rede, você poderá ingressar no grupo doméstico, caso haja algum na rede.

      Os computadores devem executar o Windows 7 para ingressarem em um grupo doméstico.
      O grupo doméstico está disponível em todas as edições do Windows 7. No Windows 7 Starter e no Windows 7 Home Basic, você pode ingressar em um grupo doméstico, mas não pode criar um.

      O local de rede pode não estar definido como Residencial. O Grupo Doméstico só funciona em redes domésticas (particulares).
      Para alterar o local da rede, siga as instruções abaixo:

      Para abrir a Central de Redes e Compartilhamento, clique no botão Iniciar e em Painel de Controle.
      Na caixa de pesquisa, digite rede e clique em Central de Redes e Compartilhamento.

      Clique em Rede de trabalho ou Rede pública e clique em Rede doméstica.

      A senha do grupo doméstico pode ter sido alterada em um computador que foi, em seguida, desligado ou entrou em estado de suspensão ou hibernação, e a nova senha não foi inserida imediatamente nos outros computadores do grupo doméstico. Se for esse o caso, a nova senha não será reconhecida nos outros computadores do grupo doméstico.
      Para solucionar o problema, ligue o computador em que a senha foi alterada e insira a nova senha nos outros computadores.

      Se ainda assim você não conseguir ter acesso ao grupo doméstico, pode haver algum problema com a sua rede.
      Para executar a Solução de problemas de rede, clique com o botão direito do mouse no ícone de rede ( ou ) na área de notificação da barra de tarefas e clique em Solucionar problemas.

      Há vezes tem quem sair do grupo doméstico para, em seguida, ingressar nele novamente pode ajudar a ter acesso a outros computadores do grupo doméstico.

      Talvez a descoberta de rede possa está desativada. Para ativar a descoberta de rede, siga estas etapas:

      Para abrir as Configurações de compartilhamento avançadas, clique no botão Iniciar e clique em Painel de Controle.
      Na caixa de pesquisa, digite rede, clique em Central de Rede e Compartilhamento e, no painel esquerdo, clique em Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.

      Clique nas divisas para expandir o perfil de rede Doméstica ou de Trabalho.
      Clique em Ativar descoberta de rede e em Salvar alterações.
      Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      As vezes um ou mais serviços necessários não estão em execução. Os serviços Agrupamento de Rede de Mesmo Nível e Provedor do Grupo Doméstico‌ devem estar ambos em execução.
      Veja como verificar isso:

      Para abrir Ferramentas Administrativas, clique no botão Iniciar e em Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite ferramentas administrativas e clique em Ferramentas Administrativas. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      Clique duas vezes em Serviços. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      Na coluna Status, ao lado dos serviços Agrupamento de Rede de Mesmo Nível e Provedor do Grupo Doméstico, você deverá ver a palavra “Iniciado“.
      Caso ela não esteja visível, clique duas vezes no nome do serviço e clique em Iniciar.

      Também o arquivo idstore.sst de mesmo nível está danificado. Caso seja exibida a mensagem “O Windows não pode configurar um grupo doméstico neste computador. Código de erro 0x80630801.” e você não consiga iniciar o serviço Agrupamento de Rede de Mesmo Nível usando o procedimento acima, siga estas instruções para remover o arquivo danificado:

      Clique no botão Iniciar.
      Na caixa de pesquisa, digite CMDV.

      Na lista de resultados, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.
      Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      Exclua o arquivo idstore.sset encontrado na pasta \Windows\ServiceProfiles\LocalService\AppData\Roaming\PeerNetworking da unidade de sistema (por exemplo, unidade C).

      Reinicie o computador e tente ingressar no grupo doméstico.

      Espero ter ajudado!

      Abraços

       
  4. RAIMUNDO NONATO MARQUES

    16/09/2011 at 16:35

    É, meu amigo, segui passo a passo toda a sua dica, que realmente está bastante completa, infelizmente continuo na mesma, sem conseguir ingressar em um grupo doméstico. Detalhe que esqueci de lhe dizer, o desktop da minha esposa, com win xp, conectado por cabo no roteador, compartilho tranquilamente todos os arquivos e impressoras, mas 2 notebooks com win 7 via wireless, nada, nada. Mas alguma alternativa?

     
    • Blogando Microsoft

      26/09/2011 at 19:20

      Ola Raimundo,

      Se o seu Windows 7 for Starter com certeza você não conseguirá ingressar em uma rede doméstica somente nas versões superiores!

      Abraços

       
  5. Martha

    07/10/2011 at 16:01

    Dois problemas: o grupo doméstico e o computador

    Primeiro problema:
    Formatei muitas veces Windows 7 Ultimate e por última vez Windows 7 Professional no computador, e creo que, durante a instalação, cometei o erro de digitar a senha da rede do grupo doméstico creado em esse computador. A senha está inválida. Já tentei instalar windows 7 entrando sem digitar a senha, nada.

    A rede está activada, aparecen os tres computadores, tenho aceso a internet, mas não posso entrar ao outro computador onde os arquivos estão compartilhados.

    Cuando clico no qualquer computador da rede, aparece o diálogo de segurança de windows, tento escrever o nome do usuário y la senha da rede, nada, sempre inválida.
    Clico no Exibir ou imprimir a senha do grupo doméstico, não aparece nada.
    Clico no alterar senha: uso a senha que aparece, o windows não pode configurar….
    Acho, não lembro bem, faz poco tempo, que cliquei no Sair do grupo doméstico, e o windows não pode configurar no computador, agora não quero tentar entrar por medo de falhar mais.

    No computador que foi criado um grupo doméstico na rede

    Não tem o arquivo idstore.sset

    Nas propriedades de Todas as Redes, marquei “Usuário pode alterar o nome, local e ícone de rede”.

    Nas ferramentas administrativas, estão iniciados: agrupamento de rede de mesmo nivel e provedor do grupo doméstico.

    No este computador não aparece Exibir ou imprimir a senha do grupo doméstico, nem alterar senha, nem sair do grupo doméstico.

    1) Exiba suas informações básicas de rede e configure as conexões:

    Nome do computador: por ejemplo; XXXXX (maiusculas), cuando instalei o windows escrevei XxxXx (maiusculas e minúsculas)
    Rede doméstico: não tem nome do meu usuário; só Rede
    Grupo Doméstico: disponível para ingressar
    Conexões: Conexão local

    Entro no disponível para ingresar:
    2) Compartilhar com outros computadores domésticos que estejam executando o windows 7

    Está o nome do meu usuário Wxox (maiuscula e minúsculas), em XxxXx (nome do computador que eu escrevei) criou um grupo doméstico na rede.

    Ai observe a diferença do nome de usuário de dois computadores: Wxox e wxox. Aí está o erro.
    (No outro computador, com outra versão do Windows 7 Professional Dell, por ejemplo, WWWW tem o nome de usuário wxox (todas minúsculas) que esse nome era do computador XXXXX que tenia antes de formatar)

    Então, cómo posso alterar o nome do grupo doméstico?

    Nas configurações de compartilhamento avançadas estão:

    – Ativada a descuberta de rede
    – Ativado compartilhamento de arquivo e impressora
    – Ativado compartilhamento de pasta pública (não se devo desativar)
    – Desativado compartilhamento de mídia
    – Usar criptografia de 128 bits…
    – Desativar compartillamiento protegido por senha (ya intenté ativar, nada).
    – Permitir que el windows gerencie…

    3) Ingressar agora

    Compartilhar com outros computadores: todos marcados e vou ao Avançar

    Digite a senha do grupo doméstico: digito a senha que tenia antes de instalar otra vez windows 7: O grupo doméstico encontrou um erro

    Segundo problema:

    Clico no: Iniciar a solução de problemas do grupo doméstico: Apareciou por primeira vez e seguem aparecendo “O windows encontrou um problema de disco rígido” no novo cuarto disco duro com Windows 7 Professional, despois de dos meses sem formatar (ainda não diou pau ao computador, já fiz backup).

    Como falei ao principio, durante varios meses, formatei várias veces o windows 7, o computador sempre estava dando problema até não puder iniciar mais o windows.
    Sempre aparecia o diálogo “O windows encontrou um problema de disco rígido” no tres discos duros anteriores antes de dar pau, antes e despois de ter trocado a placa mãe durante estos primeiros meses.

    Não sei que mais fazer para solucionar estos problemas: o grupo doméstico e o disco duro.

     
    • Blogando Microsoft

      13/10/2011 at 17:04

      Prezada Martha,

      Vejo que estas com um grande problema em mãos.

      Quanto ao disco duro, o que pode ser feito é verificar se o disco esta danificado, usando o CHKDSK como usuário Administrador.

      Quanto ao grupo doméstico o que você pode fazer para verificar se ocorreu algum erro na instalação coloque o CD do Windows 7 e quando iniciar peça para reparar o Windows.

      Assim ele irá reparar o Windows 7 resolvendo o seu problema com grupo doméstico!

      Espero que tenha ajudado!

      Duvidas volte sempre!

      Abraços

       
  6. CLAUDIO LIMA

    11/11/2011 at 18:29

    Olá,
    Preciso saber como posso mapear a rede de internet nos meus computadores. O Computador que atua como servidor da rede roda com o Windows Vista Home Basic de 32bits. Meu notebook roda com um Windows 7 Professional e possui um adaptador de rede da Dlink e o outro computador também está com windows 7 ultimate e um adaptador da TP link. O que acontece é que antes o windows conseguia colocar todos num mapa de rede, hoje em dia não consegue mais, pois diz que o dispositivo está atrasado. Enfim, o que devo fazer?

     
    • Blogando Microsoft

      11/11/2011 at 21:58

      Prezado Claudio,

      O mapa de rede é uma exibição gráfica dos computadores e dispositivos na rede, mostrando como estão conectados.
      Às vezes o Windows não consegue detectar todos os computadores e dispositivos em uma rede ou não consegue colocar todos os computadores e dispositivos no local certo no mapa.
      Estas são algumas razões para problemas de mapa de rede e soluções relacionadas.

      Resolução 1

      Um computador ou dispositivo não aparece no mapa de rede.
      Isso pode ocorrer por estas razões:

      O computador está executando o Windows Vista e está conectado a uma rede atribuída ao local de rede “Lugar público“.
      O Windows não consegue detectar um computador em uma rede atribuída ao local “Lugar público“.
      Para corrigir esse problema, você pode tentar alterar o local de rede para “Particular” ou conectar-se a uma rede atribuída ao local de rede “Particular

      O computador está executando o Windows Vista e o protocolo LLTD está desabilitado no adaptador de rede.
      O Windows usa o protocolo LLTD protocolo LLTD para mapear computadores e dispositivos em uma rede.
      Para habilitar o LLTD, siga estas etapas:

      Para abrir Conexões de Rede, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet, em Central de Rede e Compartilhamento e, depois, em Gerenciar conexões de rede.

      Clique com o botão direito do mouse no ícone do adaptador de rede e clique em Propriedades.

      Marque as caixas de seleção Driver de E/S do Mapeador de Descoberta de Topologia de Camada de Link e Respondente de Descoberta de Topologia de Camada de Link e clique em OK.

      O computador está executando o Windows Vista e a descoberta de rede está desligada.
      Para ativar a descoberta de rede, siga estas etapas:

      Para abrir a Central de Rede e Compartilhamento, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Rede e Internet e, depois, em Central de Rede e Compartilhamento.

      Se a descoberta de rede estiver desativada, clique no botão da seta abaixo para expandir a seção, clique em Ativar descoberta de rede e depois clique em Aplicar.
      Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

      Resolução 2

      Como sua rede tem computadores executando diferentes versões do Windows, coloque todos os computadores no mesmo grupo de trabalho
      Depois que sua rede estiver configurada, a próxima etapa será ajustá-la para que todos os computadores possam enxergar uns aos outros.
      Isso será necessário para compartilhar arquivos e impressoras.

      Para encontrar o nome do grupo de trabalho em um computador que executa o Windows Vista ou Windows 7

      Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades.

      O nome do grupo de trabalho é exibido em Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho.

      Para alterar o nome do grupo de trabalho em um computador que executa o Windows Vista ou Windows 7

      1 – Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades.

      2 – Em Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho, clique em Alterar configurações.

      3 – Em Propriedades do Sistema, na guia Nome do Computador, clique em Alterar.

      4 – Na caixa de diálogo Alterações de Nome/Domínio do Computador, em Grupo de Trabalho, digite o novo nome do grupo de trabalho que deseja usar e clique em OK. Você será solicitado a reiniciar o computador

      Em seguida, verifique o tipo de local de rede em todos os computadores que executam o Windows Vista ou Windows 7.
      O local de rede é uma configuração que permite que o Windows ajuste automaticamente a segurança e outras configurações com base no tipo de rede a que o computador esta conectado.

      Há quatro locais de rede:

      Doméstica. O computador é conectado a uma rede que tem alguma proteção para Internet (por exemplo, um roteador e um firewall) e contém computadores conhecidos ou confiáveis.
      A maioria das redes domésticas está nessa categoria. O Grupo Base fica disponível em redes com o local de rede doméstica.

      De trabalho. O computador é conectado a uma rede que tem um nível de proteção da Internet (por exemplo, um roteador e um firewall) e contém computadores conhecidos ou confiáveis.
      A maioria das redes de pequenas empresas está nessa categoria.

      Pública. O computador é conectado a uma rede disponível para uso público. Exemplos de tipos de redes públicas são redes com acesso público à Internet, como as encontradas em aeroportos, bibliotecas e restaurantes.

      De domínio. O computador é conectado a uma rede que contém um controlador do domínio do Active Directory. Um exemplo de rede de domínio é uma rede em um local de trabalho.
      Esse local de rede não é uma opção disponível e deve ser definido pelo administrador de domínio.

      Na sua rede doméstica, verifique se o tipo de local de rede está definido como doméstica.
      Veja como verificar:

      Para abrir a Central de Redes e Compartilhamento, clique no botão Iniciar e em Painel de Controle.
      Na caixa de pesquisa, digite rede e clique em Central de Redes e Compartilhamento.
      O tipo de local de rede é exibido abaixo do nome da rede.

      Verifique se seu firewall permite compartilhamento de arquivo e impressora

      Se estiver usando Firewall do Windows, você poderá ignorar esta seção, pois o Firewall do Windows abre automaticamente as portas corretas para compartilhamento de arquivo e impressora quando você compartilha algo ou ativa a descoberta de rede.
      Se estiver usando outro firewall, você deverá abrir essas portas por conta própria, de forma que seu computador possa localizar outros computadores e dispositivos que tenham arquivos ou impressoras que você deseje compartilhar.

      Para localizar outros computadores que estejam executando o Windows Vista ou Windows 7, abra estas portas:

      UDP 3702
      UDP 5355
      TCP 5357
      TCP 5358

      Para localizar computadores executando versões mais antigas do Windows e usar compartilhamento de arquivo e impressora em qualquer versão do Windows, abra estas portas:

      UDP 137
      UDP 138
      TCP 139
      TCP 445
      UDP 5355

      Para localizar dispositivos de rede, abra estas portas:

      UDP 1900
      TCP 2869
      UDP 3702
      UDP 5355
      TCP 5357
      TCP 5358

      Para que o Grupo Doméstico funcione corretamente em computadores que executam o Windows 7, abra estas portas:

      UDP 137
      UDP 138
      TCP 139
      TCP 445
      UDP 1900
      TCP 2869
      UDP 3540
      TCP 3587
      UDP 3702
      UDP 5355
      TCP 5357
      TCP 5358

      Espero ter ajudado!
      Volte sempre que precisar!

      Abraços

       
      • Nilton

        05/03/2012 at 23:26

        Caro amigo, depois de abrir as portas que vc mencionou, a rede detectou outros pcs que não entrava nem a pau…. obrigado. Nilton.

         
      • Blogando Microsoft

        13/03/2012 at 16:12

        Que bom amigo!
        Fico feliz em ter ajudado!

        Volte sempre que precisar!

        Abraços

         
  7. Cláudio Lima

    07/12/2011 at 13:08

    Olá,
    Foi muito interessante sua explicação e vamos novamente. Todos os computadores e o notebook estão em rede doméstica ou particular, enfim, todos configurados com o mesmo nome de computador, domínio e grupo de trabalho. Até aqui OK.
    Eu consigo ter acesso à internet e ao windows media player de todos os computadores em rede até mesmo a impressora. Até aqui OK.
    Eu preciso saber mais sobre o firewall, especificamente o caminho onde estas portas se encontram e tentar inserir as portas indicadas. sei que está no painel de controle onde posso ativar ou desativar, enfim, mas e as portas?
    O meu roteador possui firewall e o antivirus também, ambos estã\o ativados, será que o problema de reconhecimento do mapa pode ser este? Devo desavtivar um deles ou os dois?
    Para mais detalhes o roteador é da Dlink modelo DIR 600. O engraçado é que ele reconhece os adaptadores e conecta-os rapidamente à internet.
    Outra questão é eu não conseguir visualizar outras pastas da biblioteca como meus documentos, por exemplo. Se você puder me esclarecer e explicar como vê-los, vou deixar meu e-mail para maiores detalhes: limaclaudio2009@hotmail.com ou limaclaudio2009@gmail.com.
    Desde então obrigado pela atenção,
    Um abraço e fica em PAZ.

     
  8. Victonet

    12/03/2012 at 20:42

    como faço pra descobrir ou altera a senha do meu grupo de rede que toda vez pede a senha pra ingressar mas não tenho mas a senha! ou então como faço pra reconfigurar uma nova rede pra todos os pc enxergarem um ao outro e transferir os arquivos?

     
    • Blogando Microsoft

      13/03/2012 at 15:44

      Prezado Viconet

      Se você se esquecer da sua senha para o grupo doméstico, poderá encontrá-la abrindo Grupo Doméstico no Painel de Controle de um computador que integre o grupo doméstico. Veja como:

      Para abrir Grupo Doméstico, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, digite Grupo Doméstico na caixa de pesquisa e clique em Grupo Doméstico.

      Clique em Exibir ou imprimir a senha do grupo doméstico.

      Fácil não !

      Espero ter ajudado!

      Abraços

       
  9. luiz carlos

    18/03/2012 at 10:24

    ola td bem?tenho um roteador dlink dir 600,um desktop vista starter e um notebook vista 7 premium eo roteador ligado no desktop nao é reconhcido e nao consigo configura-lo para pegar no note na rede sem fio tentei de tudo e nao consigo se ligo ele o roteador no note ele reconhce na hora,oq devo fazer?nao tenho coneçao no note sem fio,abraços

     
  10. Carlos

    16/04/2012 at 19:39

    Boa Noite, gostaria de partinhar uma ligação de banda larga através de Wireless do meu pc, para que atraves de outros dispositivos, telefone móvel, ou outro pc podesse aceder á Internet, é possivel?

    Obrigado.

     
  11. Alex Caetano

    17/04/2012 at 23:01

    Ola, Prof. Fabio, seu blog esta de parabens., todos os usuarios, tiveram esclarecimentos espetacular e detalhados, muito bom.

    Também preciso de alguma informações sobre o Windows 7. (Iniciante).
    1º – Mapear a Rede do Servidor:
    “Obs: antes de tudo isso estava funcionando normamente”

    * Servidor possui o Server 2003, tenho acesso ao ADMIN, portanto criei um usuario (Administrador), com permissões completa.
    * A ingressar no Grupo da Rede, consigo visualizar todos os computadores do GRUPO X., onde se encontra a CPU do Servidor – cujo o nome e SERVER.
    * Portanto ao Mapear a Rede, faz a procurar na CPU – SERVER (windows server2003), aparece a Usuario e Senha a digitar para entrar na MAQUINA. (na qual criei anteriormente no server o usuario). Não esta mapeando o SERVER.
    * Isto esta ocorrendo uns dias…….

    2º Como fixar o Mapeamento de REDE
    * Preciso saber se existe um forma de fixar o mapeamento de rede, no momento de reiniciar a maquina a rede auto se conectar, sem precisar toda vez colocar: usuario e senha.

    Essas sua minhas duvidas….

     
  12. Claudio pelembe

    11/07/2012 at 02:40

    Gstei.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: