RSS

Você conhece a História da Microsoft?

02 jan

Quando se fala em Microsoft, é de se esperar que uma simples conversa se torne uma discussão calorosa sobre a eterna rivalidade entre Windows e Mac, a gorda fortuna de Bill Gates, entre outros tópicos relacionados.

Porém, neste artigo, não vamos tratar de nada disso. O objetivo não é incentivar controvérsias entre os internautas ou gerar qualquer polêmica. Da maneira mais imparcial possível, quero informar nossos usuários sobre a história da gigante Microsoft, como ela conquistou 90% do mercado mundial e como ainda consegue manter seu nível de crescimento, mesmo com as fortes ameaças dos concorrentes.

Fundação
Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum: computadores. Em 1975, os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia, a princípio, desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM.

A compra do DOS e a jogada para cima da IBM
Em 1979, a IBM procura um sistema operacional para seu novo computador e contrata a Microsoft para o serviço. Porém, os jovens Gates e Allen se encontraram em uma situação arriscada porque não possuíam um sistema completo. A solução foi comprar o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares, melhora-lo e transforma-lo em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft).

Apesar do contrato com uma companhia de porte como a IBM, a interface de comando de texto do MS-DOS similar com aquela utilizada pelo Unix não conseguiu ofuscar a atenção recebida pelo Apple Lisa de, ele mesmo, Steve Jobs. O dono da Apple havia pegado a interface gráfica e a ideia de usar um mouse de outra empresa, Xerox, e adicionou-a ao seu produto. O próximo passo foi a criação do Macintosh.

Então, Bill Gates encontra nessa situação uma oportunidade para convencer Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple. Gates não só formou a parceria como conseguiu copiar a interface gráfica do Macintosh e vender uma versão parecida no Japão. Ao descobrir isso, Jobs quebrou a aliança entre as duas empresas.

A título de curiosidade: o filme “Piratas do Vale do Silício” conta de forma interessante a história da criação das gigantes de Bill Gates e de Steve Jobs. Vale a pena conferir!

Os primeiros passos do MS Windows
A história do Windows começou em 1981, antes mesmo do lançamento do Apple Lisa, mas o produto chega ao mercado somente em 1985 com o nome de Windows 1.0.
Apesar das limitações, o primeiro projeto de sistema operacional da Microsoft trouxe para o usuário doméstico o acessório mouse e a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo (recurso multitarefa) e uma interface colorida, com ícones e janelas. Apresentava alguns aplicativos: jogo reversi, calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, Paint, e outros.

Interface do Windows 1.0

O segundo membro da família Windows 2.0 surgiu em 1987, mesmo ano em que a empresa compra o PowerPoint e a planilha Excel. A nova versão possuía uma interface parecida com seu antecessor, com gráficos consideravelmente melhores, mais recursos e ferramentas. Foram incluídos os programas MS Word e MS Excel, atalhos no teclado, a sobreposição e controle das janelas abertas, e começaram a ser usadas as palavras “minimizar” e “maximizar”.

Visual do Win 2.0

A Microsoft foi conquistando o mercado cada vez mais. Lançou ainda as versões do Windows: 3.0, 3.1, 95, 98, Me (Millennium Edition), XP, Vista e Seven.O Windows 7, ou Seven,  é o mais novo SO da empresa.

Realizando todos os potenciais

Fundada em 1975 nos Estados Unidos e com subsidiárias em 103 países, a Microsoft Corporation começou as suas atividades com a missão de colocar um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho.

Numa trajetória de mais de 30 anos tornando a tecnologia e a inovação acessível a milhões de pessoas no mundo inteiro, a Microsoft assumiu então o compromisso de capacitar pessoas e negócios a atingirem seu potencial pleno, trazendo o potencial como elemento fundamental de sua nova missão corporativa.

Para alcançar este objetivo, a empresa atua em 3 grandes frentes: realizando o potencial de pessoas, realizando o potencial de empresas e profissionais e realizando o potencial de comunidades. Juntas, elas estimulam a criação de oportunidades, incentivam o crescimento econômico e apoiam a comunidade com tecnologias inovadoras.

Realizando o potencial de pessoas
Nos últimos dez anos, os softwares Microsoft ofereceram caminhos para criar e compartilhar informações, manter os negócios e oferecer entretenimento. O objetivo da Microsoft é oferecer experiências inesquecíveis por meio de seus produtos e serviços, seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer.

Nossos produtos já alcançam mais de 420 milhões de lares, oferecendo serviços e oportunidades para mais de um bilhão de pessoas no mundo. Estamos desenvolvendo novas maneiras de manter famílias em contato, preservar e compartilhar lembranças, além de poder ouvir a música favorita enquanto nos movemos da casa para o carro, daí para o escritório e assim por diante. São exemplos disso produtos como o Windows Media Center, o Xbox 360 e a linha de produtos Windows Live.

Realizando o potencial de empresas e profissionais
A Microsoft acredita que as pessoas são parte essencial para o sucesso das empresas, não importando seu tamanho ou área de atuação. Juntamente com processos e sistemas, as pessoas são fundamentais para o crescimento e sustentação dos negócios no mundo de hoje.
Por isso, a Microsoft, como uma das principais parceiras de tecnologia nos momentos chaves dos negócios, contribui para que as organizações atinjam seu potencial máximo, dia após dia.

Realizando o potencial de comunidades
Nos últimos seis anos, as ações de cidadania da Microsoft no Brasil beneficiaram 3,4 milhões de pessoas diretamente. Como parte do comprometimento da companhia com o desenvolvimento local, o programa Potencial Ilimitado mantém no Brasil 23 centros de inovação, distribuídos em 10 Estados e mais o Distrito Federal. Além disso, promove inclusão digital e capacitação profissional a professores e alunos de escolas públicas e atua na capacitação de pessoas em TI, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Saiba mais no www.microsoft.com/brasil/cidadania.

Atuação local
No Brasil desde 1989, a Microsoft possui hoje 13 escritórios regionais com sede em São Paulo e investe continuamente no país. Veja a localização das filiais aqui.

Missão
Capacitar pessoas e negócios para atingirem seu potencial pleno.

Valores

  • Integridade e honestidade.
  • Paixão por clientes, parceiros e tecnologia.
  • Abertura e respeito.
  • Disposição para assumir desafios e leva-los até o fim.
  • Capacidade de autocrítica e comprometimento com a evolução e a excelência pessoais.
  • Responsabilidade de honrar compromissos, apresentar resultados e entregar qualidade a clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.


Gostou! Comenta ae!

Abraços

Fabio dos Santos Oliveira
Líder dos Grupos MSInfraES e InfraBrasil
Moderador dos Fóruns Microsoft ( MSDN e Technet )
Colunista dos Blogs ( WinBrasil, Profissionais TI e TI Especialistas )

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 02/01/2011 em Microsoft

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: