RSS

Lançamento do Kinect no Brasil e no Mundo

05 nov

O videogame mais badalado dos últimos tempos foi lançado nesta quinta-feira dia 04/11/no mundo inteiro, e o Brasil não ficou de fora. O videogame ultrapassou limites jamais imaginados. Tudo em nome da diversão.

O Kinect, ideia que nasceu com o nome de ”Projeto Natal”, é o nome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem ainda como colaboradora a empresa Prime Sense. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.



NOME DE CÓDIGO

O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte.
"Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente", respondeu a Microsoft.


FUNCIONAMENTO

Há duas câmeras:
uma RGB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (IR), para reconhecer movimento e profundidade. Por que uma câmera IR? O olho não vê a luz infravermelha. E quando se combina uma câmera IR com um emissor IR (que faz parte do Kinect), a sala fica inundada com um espectro de luz invisível que funciona até no escuro.
O Kinect também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. Ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, e ele reconhece o corpo todo no espaço-Z  ou seja, o Kinect têm noção de profundidade. De fato, num mapa de calor (heatmap) que mensurava profundidade, minhas mãos pareciam mais quentes que meus ombros, porque elas estavam mais perto do aparelho. O Kinect é tão esperto que, se sua sala tiver dois sofás que limitem o espaço de jogo, ele envia um sinal ao jogo para estreitar o espaço.

SENSOR

O sensor do Kinect (Projeto Natal), tem cerca de 23 cm de comprimento horizontal. Ele têm 5 fatores principais: 1º. Câmera RGB (Red, Green, Blue) que permite o reconhecimento facial perfeito da pessoa que está em frente do console. 2º. Sensor de profundidade, que permite que o ascessório escaneie o ambiente a sua volta em três dimensões. 3º. Microfone embutido, que além de captar as vozes mais próximas, consegue diferenciar os ruídos externos. Dessa forma, barulhos ao fundo não atrapalham o andamento do Kinect. O microfone também é capaz de detectar várias pessoas diferentes em uma sala. 4º. Próprio processador e software.
5º. Detecta 48 pontos de articulação do nosso corpo, ou seja, possui uma precisão sem precendentes.

O Kinect, não terá o tão esperado reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz), "ele terá de ser atualizado com o tempo" diz a Microsoft Brasil.


A prova de fogo começa no dia 18 deste mês, quando o jogo chega às lojas, inclusive no Brasil.
O preço do acessório já foi anunciado: R$ 599 e cada jogo sai a R$149.

Por enquanto, existem 19 games. Mas, graças à burocracia brasileira, apenas cinco estarão disponíveis por enquanto. Outros sete devem chegar até o Natal.

GAMES for EVERYONE

Kinect Adventure
Kinectimals
Kinect Sports
Kinect Joy Ride
Dance Central
Your Shape Fitness Evolved
Zumba® Fitness
EA SPORTS Active™ 2
Sonic Free Riders™
Adrenaline Misfits
The Biggest Loser: Ultimate Workout
DECA Sports Freedom
Fighters Uncaged
MotionSports™
Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1

Alex Kipman é o brasileiro por trás do Kinect. Ele mora nos Estados Unidos há 15 anos, mas a ideia também nasceu no Brasil. Foi há três anos, num sítio no interior do Paraná, distante de qualquer tecnologia.

Acordei um dia e uma felicidade assim de não ter tecnologia em volta de mim. Então eu me perguntei: ‘nós estamos ficando escravos da tecnologia’. E se a gente voltar a fazer um negócio onde a tecnologia é a nossa escrava", conta Kipmam.

Hoje, ele é tratado apão de lóna Microsoft. Afinal, o brinquedinho é o grande trunfo da empresa para brigar num mercado bilionário dominado pelo Nintendo Wii e pelo Playstation.
O Kinect saiu na frente.

Show Né?  E ai Gostou?
Comenta Ae!

Abraços

Fabio dos Santos Oliveira
Microsoft Student Partner

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 05/11/2010 em Kinect

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: