RSS

Microsoft OneNote

30 jun

Fonte: Yahoo Informática

Se você tem a versão 2007 do Microsoft Office, provavelmente também possui o OneNote. E se você pertencer à grande maioria dos usuários, nunca o usou ou nem sequer sabe para que serve, certo?

  • Se esse for o caso, está perdendo a chance de conhecer uma ótima ferramenta de organização de conteúdo e que ainda permite o compartilhamento de informações com outras pessoas, o que torna o trabalho em grupo bem mais prático e ágil.

    Trocando em miúdos: o Microsoft OneNote é a versão digital do fichário escolar. Lembra aquela pasta que levava (ou leva) ao colégio ou faculdade, na qual você guardava anotações, provas, trabalhos, CDs, enfim, tudo? Pois é, o OneNote tem a capacidade de armazenar, em um único software, anotações, fichas, arquivos, links, vídeos, áudio… tudo separadinho por pastas e blocos, facilitando – e muito – o trabalho na hora "H".

    Para acessar o Microsoft OneNote, faça o seguinte: Menu Iniciar > Programas > Microsoft Office > Microsoft Office OneNote 2007. Ou, se ele já foi executado alguma vez, um clique no ícone próximo ao relógio abrirá a opção de Anotação Rápida.

     

    Se o clique for com o botão direito do mouse, ele exibe as teclas de atalho para utilizá-lo, além do menu de Opções, como abertura do software e função de anotação rápida. 

     
    Na janela de Anotação Rápida, você encontra as seguintes opções:

    • Criar uma tarefa sincronizada com o Microsoft Outlook: aqui você vincula a tarefa e agenda um dia para sua execução. No Outlook, você gera a tarefa e atribui a conclusão ou detalhes.

    • Marcas: na opção de marcas, você incluirá na tarefa ou nota itens de lembrete, mais tarefas e uma sinalização, como deixar a gestão para outra pessoa ou mesmo para você se organizar. Nelas, você atribui tarefas, contatos, marcas específicas ou apenas um realce em uma anotação.
    • Clipe ou recorte: em vários momentos do trabalho no PC, será necessário demonstrar às pessoas o quê ou onde está a opção de que você está falando. A ferramenta de corte serve para recortar um pedaço da tela e já incluir em sua anotação.

    • Vídeo ou Áudio: se você é apressado e está com o microfone ou a webcam ligados, em vez de digitar o recado, por que não o gravar?
      Essa opção deixa que você grave uma mensagem para si mesmo ou para alguém que for trabalhar na anotação.
    • Canetas: utilizando uma tablet, um computador com tela sensível ao toque ou mesmo o mouse, você pode utilizar o recurso de canetas para deixar recados escritos ou circular determinada informação com o marca textos.
    • Área de Edição: aquelas velhas ferramentas estão aqui – alteração de fontes, seleção personalizada, borracha… tudo de que você precisa para fazer sua anotação.
    • Outras Opções: no Office, os botões mais escondidinhos passam despercebidos. Se você clicar sobre a seta indicativa para baixo, outras opções serão apresentadas. Dentre elas estarão todas as que não couberam no menu, o que varia segundo a resolução de sua tela e tamanho da janela de anotações rápidas.

    Já na versão aberta do gerenciador, o OneNote é todo divido por abas. Do lado direito ficam as abas dos blocos de anotações. Você pode renomear ou utilizar os modelos prontos. Cada um deles traz um pequeno descritivo de como utilizar a sessão.

    No centro, as abas de navegação as tarefas por cores mostram as guias dos blocos de anotações. E cada bloco de anotações traz informações que você destina a um grupo por meio de um hiperlink ou simplesmente utiliza as ferramentas do próprio OneNote para trabalhar.

    Do lado esquerdo você tem a pesquisa e também as páginas de seu bloco de anotações. Ali você gerencia os marcadores e divide corretamente os trabalhos e as anotações, podendo agrupá-las de acordo com a necessidade.

    Para conhecer mais funcionalidades, assistir a vídeos relacionados e ler documentos, acesse o site do OneNote.
    Lá você poderá, inclusive, fazer o download da versão de teste

    Abraços

    Fabio dos Santos Oliveira
     

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 30/06/2010 em Microsoft

 

2 Respostas para “Microsoft OneNote

  1. CLEOMAR P. LOPES

    15/03/2011 at 13:39

    Boa tarde.

    Como não tenho conhecimento nenhum do OneNote, peço a gentileza de informar se com este programa OneNote posso colocar uma página de recados no Desktop continuamente?

    Agradeço e cordial atenção.

    Cleomar
    Goiânia/GO.

     
    • Blogando Microsoft

      16/03/2011 at 00:35

      Caro amigo Cleomar, uma das principais vantagens do OneNote, além da possibilidade de adicionar qualquer tipo de conteúdo facilmente é que todos os documentos criados podem ser guardados no próprio computador ou serem compartilhados através da rede local ou pelo Microsoft SkyDrive. Dessa forma, além de permitir que outros adicionem anotações aos projetos realizados, pode-se ter acesso a eles em qualquer lugar sem nenhum esforço adicional.
      E sim você pode usar seus recados no Desktop continuamente a qualquer hora.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraço

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: