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Microsoft investe até US$ 100 milhões em campanha para novo Buscador

26 maio

Campanha para novo Buscador
 
A Microsoft pretende investir de 80 milhões de dólares a 100 milhões de dólares em uma campanha para promover seu novo buscador, apelidado de Bing, informa o site AdAge.

O Bing deve ser anunciado esta semana pela empresa de software durante o evento All Things D, promovido pelo jornal norte-americano, The Wall Street Journal, a partir desta terça-feira (26/5).

A campanha, que envolve anúncios em mídia impressa, online, na TV e no rádio é tão grande que a agência JWT teve de contrarar profissionais para a equipe de criação, afirma a notícia. O valor investido supera em quatro vezes todo o gasto do Google com publicidade em 2008 (25 milhões de dólares) segundo a consultoria

TNS Media Intelligence. A Microsoft investiu 361 milhões de dólares em campanhas, no ano passado.

Desde março deste ano, a Microsoft vem testando com funcionários um buscador de codinome Kumo apresentado internamente como "a evolução do Windows Live Search". A empresa não confirma oficialmente se ambos os projetos são o mesmo e se o Kumo usará tecnologias do buscador semântico PowerSet, comprado em julho do ano passado.

De acordo com o AdAge, pessoas que já viram o buscador da Microsoft sugerem que o sistema é útil e possui algumas ferramentas de filtragem, embora não apresente uma interface muito diferente dos buscadores atuais, pelo menos em textos. Já os resultados de buscas por conteúdos multimídia se mostram bastante diferentes em relação ao visual do Google.

Para convencer os usuários do Google a usarem o novo buscador da Microsoft, a nova equipe da JWT precisará não somente diferenciar o Bing, mas encontrar um ponto fraco no líder de buscas online que hoje conta com 64% do mercado nos Estados Unidos, segundo dados da consultoria comScore.

A tarefa não é impossível, afirma o AdAge citando a recente campanha “I’m a PC”  ("Eu sou um PC") promovida pela Microsoft em resposta à ação publicitária da Apple, que mostra o usuário de Mac como uma pessoa jovem e moderna e o compara a um consumidor de PC "ultrapassado". Os preços mais altos da linha Mac foram usados como argumento para a campanha da Microsoft, especialmente durante a crise econômica.

 
Abraços
 
Fabio dos Santos Oliveira
Microsoft Student Partner – ES
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