RSS

Virtualização, um caminho para a interoperabilidade

17 maio

Virtualização, um caminho para a interoperabilidade
 
O artigo de hoje fala sobre virtualização de servidores, a busca por alternativas que integrem as plataformas a fim de melhorar os recursos disponíveis e torná-los interoperáveis.
 
Conheça os benefícios da virtualização e entenda os motivos pelos quais este tema está em evidência no segmento de TI. 

Confira abaixo o artigo na íntegra.

Qualquer iniciativa que proporcione economia nas despesas mensais das companhias é sempre bem-vinda. A partir dessa prerrogativa, não é por acaso que a virtualização de servidores jamais esteve tão em evidência no segmento de TI corporativo. Num ambiente cada vez mais comum, no qual as empresas trabalham com diferentes sistemas operacionais de forma simultânea, a busca por alternativas que integrem as plataformas a fim de melhorar os recursos disponíveis e torná-los interoperáveis é necessária. A virtualização resolve essa questão ao permitir que múltiplos sistemas operem a partir de uma única máquina, fato que significa uma infra-estrutura tecnológica mais dinâmica que gere redução da complexidade e dos custos operacionais empresariais.

Um estudo realizado pela consultoria internacional IDC comprova que cresce a cada dia a presença desta tecnologia em ambientes de baixo custo, proporcionando melhor utilização da capacidade ociosa do hardware. Outra pesquisa de tendências, realizada pela Microsoft em 2007, mostrou que existe maior pressão nos ambientes de TI e, por isso, os CIOs passam a dividir ainda mais seus investimentos na área, sendo 70% para manutenção dos sistemas em operação e apenas 30% para a implementação de novas tecnologias, com foco em resultado de negócios, aproximação com o consumidor e produtividade total. Esses valores refletem a preocupação desses gerenciadores de TI em reduzir custos, estar atento à competitividade do mercado, regulamentação e segurança, tudo isso para manter o bom andamento dos negócios.

 As novas tecnologias devem ser capazes de coexistir e trabalhar em conjunto com outros sistemas simultaneamente, ou seja, permitir o uso da plataforma Linux, por exemplo, sem a necessidade de rodar apenas em servidores do mesmo tipo. Tal iniciativa concede ainda mais o poder de escolha aos usuários. Nesse sentido, novas soluções lançadas possibilitarão ambientes de alta disponibilidade, eliminando também imprevistos, como é o caso do Windows Server 2008, com suporte a ambientes Windows, Linux e Solaris. Um exemplo dessa tendência do mercado é a parceria selada entre a Novell e a Microsoft em 2007, que já têm produzido uma série de tecnologias que permite a interoperabilidade de ambientes, especialmente o Novell SUSE Linux Enterprise Server, para integração entre ambiente Linux e plataforma Microsoft.

 A adoção de novos sistemas que possibilitem a interoperabilidade gera demandas cada vez mais eficientes, especialmente no que diz respeito à arquitetura, segurança, virtualização, migração rápida e também a hospedagem em Data Centers ecologicamente corretos. Essa necessidade se resume na presença de alguns sistemas primordiais nessas novas plataformas, que englobem gerenciamento virtual das máquinas, de operação, de configuração e de proteção dos dados armazenados.

 Aperfeiçoando as funcionalidades do próprio sistema, as novas plataformas virtuais lançadas no mercado mundial este ano permitem a ampliação do suporte de sistemas operacionais como à multiprocessamento simétrico, dividindo as tarefas entre os dois ou mais núcleos e processadores. Outro diferencial está no balanceamento de carga na rede, que inclui novas capacidades para configurar com mais facilidade as diversas máquinas virtuais presentes nos vários servidores. Ainda, será possível realizar migrações com mais rapidez do host para o guest com a máquina virtual rodando e downtime mínimo. O aumento de escalabilidade vertical e horizontal pode ser notada entre as conseqüências provenientes, assim como a nova arquitetura de aperfeiçoamento de hardware e a otimização de uso dos recursos físicos.

 Entre os principais benefícios da virtualização, está a consolidação de servidores, a continuidade de negócios, flexibilidade e aumento no aproveitamento e utilização das máquinas. A preocupação com o meio ambiente também faz parte dos benefícios proporcionados pela interoperabilidade com aplicação de sistemas de virtualização, uma vez que um servidor virtual pode operar adequadamente em carga máxima por mais de 18 meses, é possível consolidar os ambientes de TI migrando de oito a 16 servidores reais para apenas um servidor virtual. Oferecem flexibilidade de escolha e se posicionam com tecnologia avançada na camada de virtualização inserida no sistema operacional. Iniciativas como estas enfatizam os desafios dos CIOS na adoção de estratégias de continuidade dos negócios e fortalecem a crescente necessidade da interoperabilidade na gestão dos ambientes organizacionais de TI.

 Outras projeções da IDC apontam para um cenário em que estima ser virtualizado apenas 17% dos servidores em todo o mundo até 2010, contra 5% existente em 2005. Já a partir de 2011, a virtualização deverá evoluir para o estágio 3.0, quando a automação de diversos recursos e rotinas, que hoje são feitos manualmente, liberará tempo dos administradores de TI. Dessa forma, ambientes de alta disponibilidade e clientes virtuais também crescerão de maneira significativa e deverão atingir aproximadamente US$ 54 milhões na América Latina em cinco anos. Assim, se torna evidente o aumento da adoção de sistemas interoperáveis, especialmente a virtualização, por empresas de pequeno, médio e grande porte em busca da redução significativa de custos, melhor gerenciamento dos recursos e segurança.

 Para saber mais sobre o assunto acesse os links abaixo:

 Windows Server Virtualization Blog Site

 Windows Server Virtualization TechNet Site

 Microsoft Virtualization Home

 Windows Server Virtualization CTP Step-By-Step Installation Guide

 TS Blog

Windows Server 2008 TS site

TS TechNet Site

TS 2008 Resources

Abraços

Fabio dos Santos Oliveira

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17/05/2008 em Tecnologias

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: